19
maio
08

histórico investigativo: as camisas do Iraque

Já que os posts  estão só involvendo o mundo àrabe, vou falar de mais um item interessante cuja informação é bem dificil de acessar, mas  colecionando  uns cacos aqui ou acolá, levantei  um material interessante: a camsa da seleçao iraquiana.

 Nos tempos pré-invasão americana, os modelos eram bem mais ousados, criativos… mas com “o pouso da àguia americana sobre Solo Sagrado do Islã” (como muçulmanos se referem à  essa invasão absurda) os uniformes passaram a  ficar  bastante sem identidade, o mais simples possivel.

Alguns exemplos que coletei ao longo do tempo:

-Essa imagem abaixo é de tv (iraquiana) nos  idos de 88…  se não for a  adidas mesmo, é  algum genérico.

 

-Durante os  anos 90, o esporte no Iraque  ficou uma coisa meio fechada (já que foi  banida dos jogos  asiáticos e otras competiçoes arabes, disputsavam somente  torneios aleatorios) e por isso  só tive noticia de uniforme deles lá pro final dos 90, como esses aqui:

O branco pode até lembrar o Sao Paulo,mas o preto tem muita personalidade…

 -em 2002, criatividade até demais, colocando  raios nas camisas…

-na Copa da ásia de 2002, acredito que  foi o  auge  estético de suas camisas. Eu ainda lembro que  de longe, na Tv, o uniforme parecia com o  do Vasco,hehehe

 (notem que até então, NADA de marca de fornecedor…)

 

-Aí então veio a guerra… e  a  história que todo mundo conhece…

 

-nesse período, ainda sob controle total dos EUA, a marca que forceceu material pro selecionado iraquiano nas Olimpiadas de Atenas 2004 foi uma  chamada Jack & Jones. O curioso é que  essa  marca  faz parte de uma rede mundial de lojas tipo C&A (so que de origem dinamarquesa) chamada Bestseller. Ou seja, Jack&Jones e ACE (da C&A) são quase a mesma coisa… Ah, lembro de  ter lido na época que  a JJ conseguiu a licitação pra  fornecer material pro Iraque negociando diretamente com os americanos…

 

 

 

 

É claro que nessa  época, dada  a raridade, a procura por camisas do Iraque aumentou bastante, e sem dúvida que os  piratas dos tigres asiáticos quiseram se aproveitar desse mercado,né? e  entao criaram coisas como essas  abaixo:

       

Eita, não parece o logotipo daquela marca que o  Eurico Miranda fez pro Vasco, a VG VASCO???

 

 

Depos do 4o lugar nas olimpíadas  então , veio um sem-numero de empresas fornecendo material pr aeles. Não sei se eles apenas forneciam um jogo de camisas, e na sequencia  vendiam  milhares delas por aí só por dizer que “forneciam material pra seleçao iraquiana”… só sei que já me deparei com artigos assim:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Até que  então parece ter  surgido uma marca  grande e séria(a Umbro)  que  resolveu  botar ordem na casa…Tá bem que veio com o “padrão Umbro de qualidade”, mas  a sobriedade aliada a  esse design moderno porém discreto meio que tiraram a  graça, se compararem aos que  vocês acabaram de ver aqui, concordam?

 

 

 

 

 

 

Mesmo assim, acabei descobrindo que tá rolando um leilão  bastante disputado lá no ML por essa última  camisa  que mostrei. Se fosse a de 2002, eu  entraria na disputa amarradão,mas enfim… quem  quiser ir lá ver e tentar a  sorte, o endereço é  esse aqui.  

Ah, vale  informar que não to ganhando nada por fazer esse ‘jabá’, mas é claro que, se o  cara quiser me fornecer uma participaçãozinha ou um $$ qualquer…

😉

Eu apenas vi esse item raro no leilão , e me lembrei que  já coleciono imagens de camisas iraquianas há um tempo, e já tava na  hora de mostrar pra vocês…

 EM TEMPO: pesquisando mais um pouco, ainda vi que a  Adidas também forneceu material pra eles, pra bagunçar ainda mais  o  coreto dessa  alternancia de marcas.Veja  a foto abaixo:

 

 

EM TEMPO 2 :ainda  achei um modelo completamente básico feito pela Umbro(provavlemente logo depois de  ter assinado o  contrato) e  outro que a  Peak fez, provavelemtne  logo depois de  assinar o  contrato,mas  bem  bonitiinho(cliquem pr a  aumentar a foto):

qual será a próxima?

Anúncios

0 Responses to “histórico investigativo: as camisas do Iraque”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
maio 2008
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 710,226 hits

%d blogueiros gostam disto: