Arquivo para julho \31\UTC 2008

31
jul
08

Quero ser Bayern

Estava vendo na Tv um jogo, o emocionante 0 a 0 entre Universitario (Peru) e Deportivo Quito (Equador) válido pelas PRELIMINARES da COPA SULAMERICANA (quanta emoção,né?) e notei que o time equatoriano, que até a ultima temporada vestia Puma e  agora Diadora, estreou um terceiro uniforme inspirado até demais no atual uniforme preto do Bayern de Munique. Observem e comparem:

 

Notem que até o patrocínio foi incluído numa cor e tipografia semelhantes à T-Mobile que patrocina o Bayern…

(esse Q –  de Quito – enorme é o simbolo que eles tradicinalmente usam na camisa, em contraposição à esse do lado oposto)

 

 

 

 

 

QUANTA INSPIRAÇÃO DE  DIADORA,NÉ?

Anúncios
30
jul
08

Camisa away da África do Sul

Continuando o meu tour  virtual pelo país de Nelson Mandela, encontrei  num site de esportes q não me lembro agora, o novo uniforme away da seleção local,  que não lembro de ter visto ninguém noticiar e pelo visto foi apresentado na emocioante partida conta a Suazilândia:

O destaque,é  claro, vai pra essas série interminável de patrocinios repetidos e até nos shorts, que chegou a espantar,né?

 Mas tirando isso, a seleção do Joel Santana até que tá bem vestida sim…

=)

UPDATE: Motivos pra eu achar que não se trata de uniforme de treino:

1- esse template é idêntico ao modelo titular , comexceção da protea (flor simbolo do país que acompanha  os  uniformes de todo e qq espoerte que  os sulafricanos são representados)

2-ainda não vi modelo de treino nesse  estilo.

3-a Suazilandia está usando um  uniforme de jogo. Sem patrocinios .

 

UPDATE 2: o hermano uruguayo Elete, do Todo sobre Camisetas  me passou uma foto da possível camisa reserva da Africa do Sul.

convincente, mas até a  página 2, pois não achei nenhuma logica na camisa “de treino ” ter o desenho idêntico da reserva… além de que, pruma mesma temporada, a  adidas já lançou modelos nas 3 cores pros Bafana Bafana…

30
jul
08

Mamelodi Sundowns

Do nada  fiquei curioso sobre esse time  de Pretória (Africa do Sul), que tem a combinação de uniforme titular  igualzinha a da Seleção Brasileira (não à toa são chamados de The Brazilians por lá) e que há poucos meses assinou com a Nike, mas não tinha visto seus  uniformes, lançados no inicio desse mês. 

 

 

 

Há muito poucas imagens das peças, mas pelo que vi, nada assim tão revolucionário.

O modelo titular veio com um corte diferente do habitual e com uma  aplicação do azul que  ficaria  bem na  camisa do Brasil

 

 

 

 

…e a reserva  com o corte idêntico ao do Celtic de QUATRO ANOS ATRÁS…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O curioso de tudo isso é que a Diadora ,forncedora anterior, era pra lá de criativa criativa, a  ponto de lançar “edificantes paradigmas” como as peças abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bem, como  diz o lema do clube,

O CÉU É (ou era?)O LIMITE

28
jul
08

a noite dos leopardos*

Foi noticiado em alguns muitos blogs, apesar de já figurar na Subside Sports há um tempo, a camisa da seleção de  Zanzibar.
A seleção em si, já  chama  atençao, porque não é  afiliada à Fifa, pelo fato da ilha  africana ser parte da Tanzânia (o nome,a proposito, vem de TANganica [o continente] + ZANzibar).
Mas o que  criou um novo  paradigma foi essa  pele  de Leopardo. Engraçado é  saber que  seleçoes como a do (ex-)Zaire, apesar de  ter o apelido de “black leopards”, não tiveram essa  audácia de  usar um uniforme assim. Posso achar algum um tanto “cheguei” pros padroes ocidentais (se bem que tem muita gente “alegre” que não teria muito problema com isso), mas  ir pra balada  em algum lugar  da  Àfrica  Central com essa  roupa deve tirar é muita onda…  Lembrei também  que Dolce&Gabbana iam adorar, já que  eles  exploram bastante essa estampa/textura…
O que eu achei  un  tanto intruso esse  verde aí. Quebrou  um tanto, mas de repente eles  precisavam desse traço distintivo, talvez algo de auto-afirmação…
Por um lado, até acho que poderia  ser  pior, se colocassem todo o uniforme nesse padrão.  Ia ser no minimo uma honra engraçada  jogar contra um time de “leopardos”…

Quanto ao crédito da criação, mais uma vez atribuído à Hummel… caramba, a gente acha que já viu inventarem tudo em relação a camisas de futebol e  eles mandam uma  dessa…
A Hummel eh uma empresa que admiro muito porque apesar de não figurar no mainstream das marcas esportivas, consegue  ser uma das mais ousadas e seus  resultados não ficarem de  extremo mal  gosto. Muito respeito à equide de  design deles…
O exemplo-ícone são os uniformes da Dinamarca, que até desenho abstrato teve.
E inclua nesse rol a audácia de fazer um uniforme de bolinhas…

 

 

 

 

*= pros que não são do Rio, ou não viveram os anos 80, “A note dos Leopardos” foi um espetáculo polêmico da época, onde uma travesti apresentava michês (garotos de programa e gogo boys) vestidos com peças mínimas de leopardo em alguns teatros da “boca do lixo” carioca. Daí então o termo “leopardo” por aqui ter sempre uma conotação meio “assim” como expliquei… e talvez por isso que a camisa retrô do Zaire (escrito”leopards)”não faça tão bem sucesso assim por aqui…

28
jul
08

quando o escudo na camisa fica mais feio que a bandeira

Talvez por uma certa  tradição ou costume visual,  as seleções nacionais que colocam no uniforme de seu time a bandeira em vez do escudo da federação remetem à uma coisa bem sem personalidade, ou time pequeno mesmo. É claro que temos exceções (Noruega…) , e não inclua nesse rol os brasões, pq Espanha tá aí pra quebrar a tese…

Mas me supreende quando o escudo na  camisa fica algo tão feio que o melhor é voltar à colocar a bandeira. Um caso que ilustra isso é a seleção de Singapura, qua acabou de jogar com o  Brasil…

…que escudo sem personalidade! Não somente passa longe das cores nacionais, como nem com o uniforme combina! Parece  até que é o terceiro uniforme de alguma equipe  azul…

 Por mim um cara com uma camisa dessa na  rua parece mais um trabalhador daquelas empresas de manutenção predial, o  logo tá bem ao estilo,pqp…

 

 

 

 

Ah,o uniforme anterior era esse:

 

Nesse  caso, é melhor  voltar  a  bandeira mesmo…

27
jul
08

muito linda/muito feia

Essa foram as minhas reações quando vi o novo  kit branco e amarelo do Fenerbahce. O primeiro de longe:

O segundo de perto:

 Eu crente que era uma  inovação no design, uma modelagem ampla e fresca com cores vivas, e de  perto vejo que não passa do  template antigo do Bayern com outras cores (um amarelo um tanto apagado),e um modelinho bem do justo… E agora nem dá pr a saber em qual imagem confiar…

26
jul
08

Seleção das Quinas???

Tava dando uma passeio básico no eBay quando umas camisas à venda de Portugal me chamou atençao:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seleção das Quinas? Fiquei curioso pra entender o que  era  aquilo que, apesar de no mesmo idioma nosso, não parecia ser algo tão usual.

Pois bem, pesquisando um pouco descobri que é assim que é  conhecida a seleção de Portugal pra lá de Trás-os-Montes… E  no dicionário, a unca coisa que  faz sentido no verbete “quina” é uma arvore de cuja casca se  extrai o quinino.  

 Pra tirar um pouco a curiosidade, a foto ao  lado é a da flor da quina…




Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
julho 2008
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 708,927 hits