13
set
08

Seleção das Quinas – parte 2

Em julho eu  tinha postado sobre o apelido da seleção de Portugal, que curiosamente se chama seleçao das quinas. No caso eu tinha até procurado no dicionário pra saber que  carajos eram essa tais  quinas, e o que encontrei foi um tipo de planta (no post do link).

Com isso, nosso lusoamigo Nuno Leão acabou corrigindo a história, de forma bem esclarecedora e que fiquei bem grato:

Esta é uma expressão em Portugal e outra forma de se refereirem à seleção nacional assim como no Brasil se conevncionou chamar “canarinho” ou “escrete” à seleção brasileira. Aliás tb não percebo o significado do “escrete”(Nota : Nuno, escrete vem do inglês scratch, q significa “linha ou marca desenhada para servir de ponto partida; linha de partida” no sentido de que todos os competidores partem da mesma linha, do mesmo ponto. O termo entra na gíria desportiva brasileira através da gíria portenha de turfe (corridas de cavalos) de Buenos Aires, que significa o “cavalo favorito à partida”).

As “quinas” de que se falam são um dos elementos da iconografia portuguesa assim como a cruz de Cristo (ou a cruz de malta que forçosamente é dos elementos mais conhecidos no Brasil por força do Vasco). Chamam-se quinas vulgarmente aos cinco escudo azuis, ainda que erradamente já que na realidade as quinas são os elementos brancos que pontuam esses mesmo escudetes e que são um dos mais antigos elemento das armas nacionais. para mais informações a pagina da wikipédia pode ajudar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_de_Portugal

O curioso é que esta expressão pegou muito por culpa dos primeiros equipamentos da seleção portuguesa já que nas suas camisas pontificavam estes cinco escudos ao centro e em tamanho grande o que veio a dar essa alcunha inventada por um jornalista.”

 

De quebra nosso amigo ainda mandou o link de uma puta raridade: uma foto do “escrete lusitano” dos anos 60 (muito provavel de ser uma era pré-Eusébio) vestindo umas das últimas camisas com esse emblema:

De longe lembra mais uma camisa da Suiça,né? Sem falar que as camisas, bastante vistosas, em alguns  parecem até bomber jackets… mas esse short  cinza-claro-azulado ficou uma combinação show, que até poderia  voltar a usar,não?

Valeu mesmo, Nuno!

 

Agora, qunato às quinas do post anterior, como  canta o pessoal do Teatro Mágico, “nem toda palavra é aquilo que o dicionário diz…”

=)

Anúncios

0 Responses to “Seleção das Quinas – parte 2”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
setembro 2008
S T Q Q S S D
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 712,568 hits

%d blogueiros gostam disto: