21
nov
08

[ESPECIAL] A Copa do Mundo esquecida

No mundo todo, pouco se comenta, no Brasil então, simplesmente passou batido, mas estamos há menos de 20 horas da partida FINAL DE UMA COPA DO MUNDO. De que? Rugby League.

“Como assim, a copa não foi ano passado?” Sim, mas o rugby se divide em 2 reguladoras mundiais diferentes, como se tivéssemos  duas FIFAS declaradamente rivais pra  dirigir o futebol: O Rugby Union (pela IRB) e o Rugby League (pela RLIF). 

O Rugby Union é o  esporte mais conhecido mundialmente, com toda sua publicidade e  chancela de sua Copa do Mundo ser o 3o maior evento esportvo do mundo, já o Rugby League…

As diferenças começaram lá pra idos de 1895 onde na Inglaterra (sempre lá) houve uma separação entre os que  queriam se profissionalizar (Rugby League) e os que se manteriam no amadorismo (Rugby Union). Britânicos parecem gostar dessas separaçoes dramaticas, assim como aconteceu na religião, mas desde 1995 o Rugby Union se rendeu aos apelos do marketing esportivo, e se profissionalizou… mas nem por isso se fundiu com o Rugby League. Quanto às regras , mudam poucas coisas, como a pontuação e outros detalhes de laterais e  scrums.

Em matéria de Copas do Mundo, há um paradoxo muito curioso: o Rugby League começou  promover tal evento déeeeeeecadas  antes  do Union. Enquando em 1954 já  tava rolando Copa do Mundo de R’League na França, o R’Union só teve seu primeiro evento em 1987… PORÉM, o resto da história é bem diferente.

Comecemos pelo número da participantes, o que acaba refletindo o a popularidade. Enquanto atualmente o R’Union abre 20 vagas (e sempre havendo pressão pra  se  abrirem mais) o R’League consta enxutamente com a metade de seleções… Numa olhada  rápida, o único time que participou somente da Copa de R’League e nunca da R’Union  é a simpática seleção de PAPUA NOVA GUINÉ…  Quanto aos campeões dos torneios, enquando no R’Union há um certo equilibrio de forças (alternancia entre Nova Zelandia, Inglaterra, Australia e Africa do Sul), no R’League há quase uma completa hegemonia da Austrália, uma vez que somente lá o R’League é mais popular que o R’Union, e decorrente disso, das 12 edições, somente 3 vezes a Australia perdeu o mundial, e a unica seleção campeã além dela foi a Grã-Bretanha (até 1972 os  britanicos ainda jogavam unidos). Desde 1975 o único campeão foi a  Australia, e  essa  quase previsibilidade de resultado que acabou fadando o fracasso do torneio.

A supremacia australiana no esporte é tão grande  que acabou  afastando possíveis  fans, já que é super sem graça ver que as partidas de uma competiçao de nivel internacional  sempre se  sabe qual lado vai ganhar. O único time à  altura da Austrália (Inglaterra) perdeu  num jogo prelimiar à competição de 58 a 4, o que já deu uma prévia de como  seria o resto da competiçao… O resultado disso se reflete nos estádios, onde o público pagante dos jogos da semifinal foram 26 mil em uma  e uns parcos 15 mil noutra. A partida final, que começa às 5 e meia da matina ,horário do Brasil, vai ser entre Nova Zelândia e AUSTRÁLIA, já o resultado…

 

Depois de tanta explicação, vamos à parte estética…

Não sei porquê, mas enquanto a  estética do Rugby Legue leva-nos mais às listras horizontais, o R’League cisma em  utilizar um tipo de “V”  na altura do peito, assim como as camisas do Velez Sarfield. Me parece que o primeiro time a fazer isso foi a seleção australiana, e talvez por  estar sempr e ganhando se tornou referência e  entao boa parte dos times se baseia nesse “padrão V” pra suas camisas alterando uma coisa ou outra. 

83710475

Como nota-se também na foto acima, a falta de popularidade do esporte talvez os obriguem a ser mais tolerantes quanto à aceitação de patrocínios..são camisas bem bonitas, mas com patches demais…

Quanto às marcas, nada de Nike, Adidas ou Reebok. A marca mais famosa envolvida é a Puma que  faz um lindo uniforme pra Escocia e pra Inglaterra. No mais, empresas  presentes também no R’Union, como Canterbury, Kooga, Kukri, e outras nunca antes vistas como Classic (da Australia )e ISC (da  Nova Zelandia e Papua Nova Guiné)…

 

Inglaterra vestindo Puma…

83701715

 

Fiji, que no R’Union é só pranco e preto, permitiu a  entrada de mais cores auxiliares como azul e vermelho…

83710225

 

Nova Zelândia, que no R’Union é All Blacks, aqui  deixa entrar mais branco na composição e  são chamados de Kiwis, o bicho símbolo do país (a fruta se parece com o bicho).

83701446

 

A Irlanda se apresenta com um uniforme de grafismos com um quê de celta

835665051

 

A Escócia se apresenta de uma forma mais discreta, mas a Puma aproveitou muito bem a cruz de Santo André , que nas mangas deu um efeito muito  legal visto  de outros ângulos… Só o  futebol que não usa esse  recurso gráfico da cruz com tanta freqüência, mas mesmo no cricket, as cruzes são um must.

83610249

 

Samoa vem com uma forma mais harmônica de apresentar o “estilo V”:

8356665383617455

 

A França é a única da competição a vestir Canterbury, que aproveitou e fez um corte  diferente pra  aplicar as já conhecidas e criticadas bolinhas  brancas de efeito térmico…

83435982

 

Tonga apresentou um dos uniformes mais bonitos da competiçao, totalmente antenada com as tendências, apresentou mangas assimétricas e  grafismos do artesanato local, o máximo!

8344810683448062

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como curiosidade, se apresenta o uniforme de Papua Nova Guiné, que equilibra de forma bem interessante as 4 cores do uniforme.

83618053

83618280

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pra terminar então apresento a  autoridade dos àrbitros da competição que, além de serem os únicos a usarem Reebok (contradizendo o que disse acima), impõem as regras do jogo peitando brutamontes e ornados por um belo uniforme rosinha:

8343729183428240

 

Bem, essa é a “beleza” do jogo,né?

83435971

 

Além de tudo isso, ainda ocorrem outras cenas um pouco  bizonhas nessas partidas, como nessas fotos que me senti no direito de não publicar, mas ao menos deixo os links aqui  e aqui…

Anúncios

4 Responses to “[ESPECIAL] A Copa do Mundo esquecida”


  1. 1 Sergio Travassos
    21 novembro, 2008 às 10:38 pm

    companheiro, a diadora utiliza com maestria a cruz nas camisas da seleção escocesa de futebol. a branca tá linda.

  2. 2 GALO GOLO
    22 novembro, 2008 às 7:27 am

    Caracas, teu blog é muito maneiro, muito bom esta monografia, fiquei fissurado na camisa da FRANÇA, se houvesse uma de goleiro preta com branco…

  3. 3 Zé Ricardo
    5 julho, 2009 às 1:16 pm

    Jovem, primeira vez que escrevo aqui. Mas sempre dou uma olhada.

    Olha, essa camisa de Fiji ficou simplesmente inusitada, o azul surpreende de forma positiva. Gostaria de te-la. Mas outras, não me importaria de ganhar. ahahah

  4. 4 Ricardo
    4 fevereiro, 2010 às 8:33 pm

    Se não fosse de esportes, seria um site de alta costura, ao estilo Jacques LeClair,……
    Se houver sorteio, estou dentro!
    Abraço.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
novembro 2008
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 710,226 hits

%d blogueiros gostam disto: