10
mar
09

retrôs totalmente desprezíveis

Tudo bem que hoje está super na moda utilizar  camisas retrôs, relembrando  épocas gloriosas de alguns  clubes e  mesmo países. Eu acho isso  muito  legal, mas ao mesmo tempo, relembrar épocas passadas pode  evocar, inclusive, momentos e ideologias que deviam ser esquecidas e mesmo banidas completamente.

Muito infeliz do cidadão que ousou criar um modelo retrô da Alemanha da época nazista (o modelo preto à direita, com direito à suástica):

alem-nazi-retdets001

Vale dizer que o modelo acima é um usado no filme “Fuga para a vitória”. Dizem que o original mesmo are esse abaixo:

germany-38-football-nazi-img_8806

 

 

Da mesma época também há o modelo da Itália, campeã do mundo em 34 e 38 sob o dominio do Mussolini e  utilizando um escudo totalmente fascista, com a  cruz de savóia e o FASCIO, um tipo de machado envolto por um feixe, simbolo do fascimsmo:

1930s-giuseppe-meazza-italiaitalia-34-vc-france-4as-3-1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra que não é retrô (graças à  Deus), mas espero que não relancem, é  esse exemplar  da seleção da Africa do Sul, usado entre 78 e  82, justamente o período  onde o Apartheid reinava:

south-africa-78-82home1966ban1990

south-africa-80-home-close

Lembrando bem a propria Toffs já tinha lançado um modelo retrô do pais, da década de 50:

3070_m

Não incluí no rol as retrôs  referentes a outros países de regimes autoritarios como União soviética, Cuba e mesmo Romênia e outros países que já foram socialistas , pois nesse caso, apesar das  condutas da época serem  um tanto  contra os  direitos humanos, nenhuma delas pregava uma real superioridade racial como  nos exemplos acima, sem falar que  achar comunismo melhor que capitalismo e vice -versa é simplesmente uma questão de visão política.

Anúncios

8 Responses to “retrôs totalmente desprezíveis”


  1. 10 março, 2009 às 10:48 am

    deixando a parte política e humanitária de lado – ou melhor deixando tudo de lado e colocando do outro lado só as camisas – a camisa do III Reich F.C. ou então sei lá, Clube de Regatas Adolf Hitler, é muito bonita. Os uniformes do Fuga para a Vitória foram muito bem feitos.

    A Alemanha nazista sempre foi muito elegante porque sabia que boa parte de seu fascínio viria da imagem. Por isso tantos símbolos e figuras. Os uniformes militares, aliás, foram feitos pela grife do Hugo Boss.

    Achei engraçados o uniforme nazista com a gola de marinheiro, e o uniforme animal saltitante no peito da camisa sul-africana.

  2. 2 A. Carlos
    10 março, 2009 às 3:00 pm

    Excelente post, Bordallo.
    De fato, como assinalou o amigo Hamilton no comentário acima, a questão estética era deternimante à cosmologia Nazi. Indico o belíssimo documentário (na realidade uma tese de doutoramento em formato fílmico) “Arquiteura da Destruição”, que mostra de forma cabal a maneira pela qual o Fuhrer utilizava as figuras mitológicas germânicas e a estética (seja na arquitetura, seja nas vestimentas ou na música, etc.) para afirmar a pretensa superioridade ariana.
    No tocante aos uniformes, de fato pode-se esperar que tais linhas retrôs estimulem novos – ou velhos – sentimentos autoritários, visto que a imagem e o esporte são um componentes fortíssimos de convencimento.
    No mais, temos péssimos exemplos dentro do próprio esporte, como boa parte da torcida da Lazio, assumidamente fascista, ou mesmo de atletas, como o arqueiro do meu querido AC Milan, C. Abbiati, que tem dado declarações pouco felizes sobre os regimes de extrema direita.
    Ainda que sejam belos uniformes, é melhor ficar atento para que a serpente não volte à tona.
    Abraços!

  3. 3 Hans
    13 abril, 2009 às 3:38 am

    MONOLOGO DO ANTI NAZISTA:

    “Mamãe, tudo que eu queria ter era sangue europeu, uma história gloriosa de vitórias e conquistas no meu sangue.. assim como os descendentes de alemães que tem 3 Reichs e duas guerras mundiais no sangue pra se orgulhar.. mas meu sangue mestiço não me trás nenhum orgulho… sou contra o Nazismo pq não seria aceito por ele mamãe!

    Mamãe sou daqueles idiotas que dizem que não existem arianos no Brasil, aprendi isso na Globo, será que Egon Albrecht, nascido no Paraná e herói da Luftwaffe não era ariano mamãe??

    Aprendi com minha professora comunistazinha maconheira, e também na Globo, que o Nazismo é do mal… bonzinhos são os comunistas que mataram mais de 100 milhões d pessoas na URSS, China, Cuba,etc … bonzinhos também são os americanos, que não fazem guerra por ideal, só por dinheiro.. matando milhões por ganância no Iraque, Afeganistão, Vietnã, Koreia…. bonzinhos também são os judeus, que matam palestinos desarmados e roubam nosso país mamãe…..

    MAMÃE, SOU ANTI NAZISTA!!”

    • 4 Pelé
      9 maio, 2009 às 4:35 am

      Que retardado mental o adolescente nazistinha que postou aqui kkkkkkkkk
      Deve ter sido pego pelo Conselho Tutelar ou se maior preso mesmo com os amiguinhos dele kkkkkkkk

  4. 5 Silas
    11 agosto, 2009 às 9:51 pm

    Inclua aí nessa lista qualquer modelo dos EUA também.

  5. 6 steven
    3 setembro, 2010 às 12:48 pm

    oi… eu achei várias fotos da seleção alemã na época do III Reich… ker ke eu envie as fotos?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
março 2009
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 707,510 hits

%d blogueiros gostam disto: