17
jul
09

[especial] los pinchas de América

Já que 4a feira  agora o time do Estudiantes conquistou a Libertadores, nada mais justo do que homenageá-los apresentando aos que não conhecem os uniformes que esse time usou nas décadas passadas.

Pra que não sabe, os torcedores e jogadores do estudiantes sã conhecidos como Pinchas. A apelido na verdade veio de Pincharratas (”espeta ratos”), já que no inicio do clube a maioria dor torcedores eram “estudiantes” de veterinária , que faziam seus estudos de dissecação em ratos…

Quanto aos modelos abaixo, vale dizer que a ordem das camisas  está  puramente na base da  observação dos apecto delas e comparado com o estilo usado na época. Isso requer  um certo  conhecimento e observação, mas já que agora  eu sou um profissional de Moda, acho que algumas coisas  abaixo eu devo ter acertado, hehehe…

Não vou mostrar os mais antigos porque ,além de já terem sido mostrados no “blog irmão” Minhas Camisas, este também não passa de uma  camisa  listrada e mais nada, podendo passar  na boa por uma camisa do Náutico ou Vila Nova-MG da mesma época, não? Nos anos 80 que a  coisa começou a tomar  personlidade própria, portanto, vamos à elas…

Começando por esse modelo feito pela Topper, que me remete ao inicio dos anos  80, ainda com o  escudo antigo. Na verdade se trata de um modelo retrô esse da foto:

Estudiantes De La Plata

Estudiantes De La Plata2

Tempos depois  fecharam com a Adidas e  então o uniforme já tomou um padrão

mais internacional:

adi est 88

Em 1988 surgiu então uma espécie de  escudo,mas a exemplo do  escudo antigo da seleção brasileira [e mesmo o Milan no mesmo ano], mostrava  neste somente a  sua maior  conquista: a taça do Mundial Interclubes. Pra mim essa camisa é a mais  bonita já feita pra eles. Pelo visto é um modelo idêntico ao da seleção do Paraguai.

est liber adidas

Os anos 90 chegaram e os Pinchas não se fizeram de rogados. Assim como o Boca, a marca Olan forneceu uniforme pra eles. No inicio a marca  chegou modesta,como nos modelos  abaixo.

olan enst

pincha est.

Na mesma época  até fizeram uma das cmaisas  reservais  mais legais deles, com o escudo maximizado e  esmaecido:

estudiantes De La Plata22

Mas lá pra idos de 95, assim como na camisa do Boca, eles também colocaram  uma falsa gola V, só que no caso  um lado  dela resporesenta justamente a flâmula triangular que figura no  escudo. Além disso,  na outra metade da camisa o listrado alem de diferente, fiigura essa mesma flâmula.

est arg 96.

est carta

Ah, e claro que o agasalho também não deixaria de ser chamativo…

cas est

casest.

Lá pra idos de 1998 a Olan continuou com a  equipe,e o resultado foi esse.

e p.

est pl

[Lembrou um tanto a seleção do Paraguai 8 anos depois,não?]

Além da propria camisa, uma coisa curiosa foi a forma q eles apresentaram o logotipo, com o desenho de um leão ao fundo,bastante incomum:

escudo est

Com a chegada do ano 2000 a sobreidade  voltou com o minimalismo e também novos fornecedores de material esportivo. Começou com a Mitre, num trabalho básico mas mto bom:

zoom est

es 2006eftr

Pro modelo  reserva adotaram o  cinza, num modelo que me lembrou muito algmas camisas do San Lorenzo na época.

est 99

cam es

Curioso tambem foi notar que o logo da mitre nessa gola  pareceu muito com o logo da Diadora,né?

Em 2005 foi o ano do centenário e quem forneceu o material pra  eles  foi a “nossa” querida Penalty

es pen 05

E já que centenário sem camisa retrô comemorativa não é  centenário,este foi o modelo que a penalty lançou pra eles, com direito a edição numerada e  tudo:

est centen

est pen cent

pen est cen

Anos depois foi a  vez da “nossa” Topper assumir os materiais esportivos, e também não fez feio não. A começar pela camisa reseva, que complementada pelo patrocinio da cerveja Biekert, fizeram a camisa reserva mais bonita já feita pro clube:

biekert est

Atualmente o clube continua então com a Topper. Apesar de logotipo meio esqusito, e parecido com o  da Mitre, interessante foi ver o orgulho, motivação estampada na  camisa reserva [e na  de goleiro, com alto contraste], onde  se  encontram bem  grandes  em sobretom as taças da Libertadores e do Mundial.

away est

estuud

É claro que é uma referência às conquistas do passado, mas não SERÁ alguma coisa PREMONITÓRIA para esse ano em especial? Bem, o Mundial Interclubes no final do ano dirá isso pra  gente. Quem viver verá!

Como um extra, mostr pra quem não viu ainda, um modelo que ontem mesmo já estava  à venda no Mercado Libre argentino, onde nossos  hermanos tentaram escrever como em português, mas erraram o  acento,heheheh..

pinchas tetra

Alem disso, me lembrei agora de uma música dos anos 80, de uma banda  chamada Los twist, que  é sobre Estudiantes, não o clube,mas  os  estudantes em  geral. Engraçado é que, por lá esta música é quase como  se fosse um hino dos  estudantes secundaristas, mas eu não consigo deixar de  associar com o time Estudiantes…

Anúncios

0 Responses to “[especial] los pinchas de América”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 711,697 hits

%d blogueiros gostam disto: