15
dez
09

sonho de colecionador

Na última noite tive um daqueles sonhos que só acontecem mesmo com colecionadores… ainda mais especificamente com aqueles que já colecionavam e  observavam as camisas  nas lojas  já no início dos anos 90…

Pois bem, sonhei que estava passando no Humaitá (um bairro da Zona Sul aqui do Rio), e ao passar  em frente à uma lojinha de  esportes (chamada Monte Libano Sports)  que fica em frente ao Colégio Pedro II (onde estudei), vi que eles  estavam com  várias  daquelas estantes modulares , onde  as lojas colocam  seus montes de roupas à venda), colocando numa queima total várias camisas “encalhe”, que  vai entre aspas porque  pra gente isso significa “raridades” e à uma pechincha… Só que  esse  encalhe tinha  algo de especial: em sua maioria eram camisas da época que comecei a colecionar  camisas de futebol e entao a reação normal, até mesmo pelo emocional, era ir catando as peças e  fazendo  os montinhos pra  pagar no final,hehehe…

Eu sei que tinham modelos dos mais diversos (aqueles típicos que na época nao valiam nada, mas que hoje  é uma dispiuta seríssima no Mercado Livre). Muitos eu ainda não me   lembro, mas outros foram marcantes…

Abaixo uma lista de algumas peças que  “encontrei” no saldão:

Irlanda 90

Estados Unidos 90

A camisa do Borussia Dortmund foi um caso especial, porque no meu sonho o modelo era um pouquinho  diferente. Ele tinha vários pequenos frisos pretos também (lembrando  a da camisa do Japão), e era fabricado pela Penalty. E vou te  dizer, não tava  feio não…

Essa do Estudiantes eu também achei lá.

Engraçado que  pesquisando essa  camisa no Google imagens, uma das primeira  ocorrências foram desse sujeitinho (de sorte) aqui vestindo-a…

(pra quem não sabe, esse é o Felipe Marx, do Minhas Camisas…)

River Plate

França 86. Reedição de  98

Adendo: Com essa  camisa é  estranha minha relação porque eu a tenho e não tenho. Tenho porque a comprei num saldão em 99 por uns 40 reais. Não tenho porque, o fato dessa peça ser de algodão, da  gola  ser  branca e o  resto  azul, ao lavar, a cor  sempre migrava e  a gola  ficava  celeste (já vi mta  gente  na  rua  com a gola  assim)… então eu tinha que  ter o  trabalho de  descosturar a gola, deixar na  agua  sanitária e depois de lavada, recosturar… Depois de um tempo o azul começou a desbotar (malhazinha  vagabunda essa q escolheram,né?) aí eu tive que tingir. E aí tive que desconstruir a peça tirando  essas  tiras  brancas e  vermelhas…aí, pra  recosturar tudo isso…cadê saco?

Bem, voltando ao post, o fato de eu tá levando  essas  camisas  acima  aos montes (no caso dessa  da França, eu pegava  vários modelos,que  estavam ainda no plástico…) é que  além de raridades , o preço era unico pra todas as  peças: a bagatela de CINCO REAIS!

Sonhar não custa nada,né:?

Passei hoje mais  cedo, de onibus, em frente à tal loja. Sim ela continua lá,mas  com aquele aspecto de loja “muderna” de  esportes, cheia de  tênis e com poucas  camisas… essas horas me  lembro com saudade  dos anos 90, que  aind a tinha bastante lojinha simples que  vendiam peças  (até raras,como do Zaragoza) à uma preço que a mais cara era 65 reais!

bons tempos…

“raiva eterna às lojas de futebol modernas…”

=P

6 Responses to “sonho de colecionador”


  1. 15 dezembro, 2009 às 11:55 am

    É,sonha Alice mesmo.haha. Se bem que,já teve uma parecida por aqui. =P

  2. 2 lucas
    15 dezembro, 2009 às 1:38 pm

    toni, as camisas da irlanda e dos estados unidos que voce postou nao sao de 1990 e sim de 1992(eliminatorias da copa de 94)

  3. 3 Matheus Marques
    16 dezembro, 2009 às 4:43 pm

    Hahaha. Bem sonho de colecionador, mesmo. E quem nos dera que fosse realidade…
    Também fico frustrado com a quantidade de tênis nas lojas de esporte.
    Bem que podia ser como era antes…

    Um grande abraço!

  4. 4 Felipe
    17 dezembro, 2009 às 10:29 am

    Bordallo, parece piada: tou subindo um post sobre Football Fridays (vou retomar a campanha de “usem suas camisas de futebol no casual day”) e é exatamente a camisa do Estudiantes que eu vou vestir amanhã…

    • 5 Antonio Bordallo
      17 dezembro, 2009 às 11:42 am

      engraado q c disse q ia vestir es a camisaeu ja pensei:”po,mas o sujeito apareceu ontem no meu post com ela…hauhauhaabraao

      Antonio PS: e se a tal camisa for GG e ela estiver pra negociao, s me avisar,hahahah=D

  5. 17 dezembro, 2009 às 3:32 pm

    Cara, se eu te disse que TIVE essa camisa dos USA e ela “sumiu” do meu armário tu vai acreditar ???

    Comprei em 97 de um cara que tinha uma escolinha no clube onde eu trabalhava e desde 2003 eu não acho ela na casa da minha mãe …

    Ninguem merece …

    Abs !


Deixe um comentário

Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
dezembro 2009
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 711,614 hits

