09
mar
10

dos tempos da suástica inocente

Alguns devem saber que,  a suástica (ou cruz de gancho), antes de ser “o símbolo do mal” era um simbolo não só inocente, mas de  boa  sorte e saúde. Um dos símbolos mais antigos do mundo, tanto que a saudação tailandesa “Sawasdee” possui a mesma origem de “swastika”. A conotação do símbolo só mudou lá pra idos de 1920 quando o partico Nascional-Socialista  alemão adotou-o como símbolo “e um tal austríaco cuidou de popularizar junto com suas idéias”…

Em função disso, uma série de coisas que possuíam esse simbolo em sua identidade  visual antes de 1920, passou a  ser  olhada com um certo arrepio de “como que eles tiveram coragem!?”, mas seria  a mesma coisa que um lider pegar uma ferradura como símbolo pra popularizar suas idéias absurdas…

Ja que esse blog é sobre esporte,  o link que apresento  são com times de hockey e  baseball da América do Norte. Notem pelo semblante das pessoas que as mesmas nao apresentam nenhuma tendencia ao eugenismo. Pra começar , um time feminino de hockey da Cidade de Edmonton, no Canadá: The Edmonton Swastikas (foto de 1916)

Agora o time  masculino Windsor Swastikas, da  cidade  de Windsor (estado de Nova Escócia) , Canadá. A primeira foto é de 1910 e a outra de 1912:

Abaixo, o alegre time do Fernie Swastikas, de British Columbia, que jogava nos anos 20. Com direito a mascote e tudo…

Acreditem, até hoje  existe uma cidadezinha no interioro do Canadá com nome de Swastika (no estado de Ontario). E esse foi o uniforme do time de baseball  da cidade, nos anos 20.

e mesmo o famoso time de baseball Boston Braves já  chegou a jogar com um boné ostentado o tal símbolo. Naturalmente, sem maldade alguma.

No passado também havia  uma marca de tacos de golfe que  estampava em suas peças duas  simples suasticas…

Pra finalizar,  algumas cosinhas que se nao assutarem, pelo menos  desmistificam o uso da suástica  antes da 2a Guerra Mundial.

Cerveja dinamarquesa Carlsberg (aquela mesma, que patrocina o Liverpool), usava esse rótulo até os anos 30.

Marca de frutas da California

Cartaz de boa sorte

Aviões da Força aerea da Finlandia

Medalha de gratidão dos escoteiros

Para mais usos variados da suástica, acessem esse  site

http://heathenworld.com/swastika/default.aspx

[otima] fonte:http://www.uniwatchblog.com/

Anúncios

12 Responses to “dos tempos da suástica inocente”


  1. 1 JPfarias
    9 março, 2010 às 8:25 pm

    Muito bom Bordallo, muito bom post. É tão dificil hoje não associar automaticamente este símbolo a algo horrivel.

  2. 9 março, 2010 às 10:08 pm

    É,legal saber de outros significadosde símbolos antigos que uma puta propaganda(efetiva,temos que admitir ne) transformaram…Pena que nem tudo vem com uma cartilha explicando,tanto pra informar como pra desligar mesmo esses símbolos de eventos ruins da história e tal..

  3. 3 Sergio Travassos
    10 março, 2010 às 4:56 am

    importante o resgate histórico desportivo. a foice e o martelo tb deveriam ser banidos? o símbolo pirata, as espadas cruzadas, a cruz cruzada, os leões do império britânico – q tanto mal fez à áfrica e américa latina, principalmente. o 88, tb não? algumas lojas lançam modelos com 88. existe até caninha. daqui a pouco irão dizer q está probida a utilização do mapa do brasil por conta do mst.

    devemos ter olhar crítico p isso. sempre vi de forma curiosa a suástica. realmente é um símbolo forte e belo q vem de tempos imemoriais.

    boa , bordallo.

  4. 10 março, 2010 às 4:17 pm

    Sempre é bom lembrar que Hitler e sua turma inverteram a direção das setas.

    Claro que de bate pronto, ao ver a imagem, já vem em mente tudo que é de ruim e isso infelizmente nunca vai mudar.

    Mas nas fotos que você disponibilizou dá para ver que o time masculino do Windsor Swastikas estão estampados os dois tipos, exemplo, o jogador acima do goleiro, está com a cruz hindu, o cara ao lado tambem e o cidadão da ponta de cima tambem, os demais estão com a cruz invertida pelos nazistas.

    Isso sempre é bom reiterar.

    Abs !

    • 5 Maicon
      10 março, 2010 às 7:46 pm

      Thiago, o dito cujo e sua “turma” não inventaram nem inverteram nada.

      A suástica já existia desde a antiguidade de tudo quanto é jeito, virada pra direita, pra esquerda, inclinada ou não, com os quatro pontos ou sem. E era usada por muitos povos, incluindo os astecas na américa (muito antes de Colombo) e os hindus na ásia.

      “Uma mentira muitas vezes repetidas, torna-se verdade” – Joseph Goebbels
      É uma pena.

  5. 10 março, 2010 às 7:45 pm

    Muito bom o post… não só pela parte esportiva, mais por trazer uma parte da história que as pessoas tendem a “esquecer”.

  6. 7 beyourselfandnooneelse
    11 março, 2010 às 4:32 pm

    Nossa! Muito interessante!! Nunca pensaria na suástica como símbolo de boa sorte e q era usada c/ naturalidade antigamente _o + esquisito foi o cartaz de boa sorte c a suástica, quase bizarro, mas como vc disse no post, eu tô vendo c os olhos de hoje, as pessoas q usavam antes ñ sabiam q fim dariam a este símbolo_. A propósito, amei as fotos antigas, são lindas!! Onde vc achou? Ótimo post, xero e ótimo fds ;***

  7. 8 beyourselfandnooneelse
    11 março, 2010 às 4:38 pm

    tdo bem se pôr um link p seu blog no meu?

  8. 12 alfredo
    21 março, 2011 às 11:03 pm

    Muito bom o seu blog,parabéns,desmistifica um simbolo antigo e de respeito por varias culturas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
março 2010
S T Q Q S S D
« fev   abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 706,209 hits

%d blogueiros gostam disto: