17
mar
10

[especial] finalmente…o rosa!

Esse post eu considero especial porque já tinha compilado suas imagem ao longo de um bom  tempo, e no final dele ia “desafiar” um clube a deixar de frescura e lançar uma camisa rosa, afinal, não tem nada de viadagem em se usar a  cor. Errada mesmo ta  a  sociedade que desde o berço, elege o rosa exclusivamnte pra meninas, e acaba sendo uma “cor tabu” pra homens, e  estes portato acabam tendo que ser  bem seguros de si (ou bem “assumidos”) pra usar. Roupinhas de crianças, brinquedos, roupas de ballet… pegaram a  cor pra Cristo e agora voltar a  asusmir que a cor não passa de um vermelho claro é dificil…

Entao eis que o Atletico Mineiro ontem vai e lança uma camisa de treino rosa! Tá bem que não eh de jogo, mas mesmo assim achei o máximo essa coragem e segurança de lançar um modelo com essas cores. Um modelo a ser seguido SIM!

No post de hoje  entao, vou mostrar um panorama do esporte mundial em relaçao ao uniforme rosa. Nao somente unifomes de futebol, e também não somente unifomes de jogo. Uniformes de torcedores, de torcedoras, e mesmo comemorativos. Todos valem. O que não vale é se limitar.

Cemeçando claramente com o futebol, mostro os que são já um classico: Juventus e  Palermo

No pacote incluo outros uniformes 3os. Na Inglaterra principalmente é uma cor muito associada à causas humanitárias, de caridade. [Respectivamente: Everton,Stockport,Oldham,Brighton and Hove Albion  e  Corinthian-Casuals (todos da Inglaterra)]

No futebol de seleções nacionais, há o clássico uniforme da Coréia do Sul de 2002, e também a da seleção olímpica do México, que jogou os Pan do Rio com essa camisa away.

Outros unifomes de  futebol. [Respectivamente: Sevilla-ESP, Girondins du Bordeaux-FRA, Benfica-POR, Toronto FC-CAN, NEcaxa-MEX, Nacional-URU e Sport Boys-PER]

e nos times asiaticos  o rosa também é muito bem aceito:

um time da Tailândia que nao lembro o nome

um time japonês

Mais camisas rosas no link: http://www.thebesteleven.com/2009/09/pink-soccer-shirts.html

Em outros  esportes, o rosa também se faz presente. No  rugby, além do folclórico Stade de France,  há o Ospreys, e mesmo o Tallin Tigers, da Estônia.

Outro fato curiso foi justaente a seleão da Nova Zelancia, os famosos All Blacks, que quando jogaram a última Copa de Mundo na França, treinaram com um uniforme All Pink, em homenagem ao time local.

Há inclusive um uniforme feminino pra torcedoras da seleçao sulafricana:

E mesmo o árbitro da Copa do Mundo de Rugby League vestiu rosa:

Nos esportes americanos , o rosa  aparece sem preconceito. O Denver Nuggets, que ja apareceu aqui por ter uma camisa camuflada, também tem uma camisa toda  rosa, com direito as brihantes e o nome do astro do time nas costas.

No futebol americano ,não é diferente: [Respecitvamente: Florida Gators , Atlanta Falcons e Minnessota Vikings]

Mais nesse link:  http://www.jerseys-shopping.com/womens-nfl-jersyes-c-66.html?sort=2a&page=1   LINK REMOVIDO PELA ADMINISTRAÇÃO DO WORDPRES

No cricket, o rosa em questão é o Middlesex cricket team, da Inglaterra:

No ciclismo, aparece também:

Inclusive no vitorioso time alemão da T-Mobile:

E pra finalizar, o polo esquestre apresenta o time (se nao me engano, espanhol,) do Talandracas

e mesmo o time do Principe de Gales veste rosa, O jogador da foto é príncipe Harry.

E agora, já tá mais familiarizado com o  rosa???

=)

Vamos ver que time vai se mostrar macho e seguro suficiente pra seguir a tendência do Galo…

31 Responses to “[especial] finalmente…o rosa!”


  1. 1 Fernando RedHot
    17 março, 2010 às 2:56 pm

    Eu não sou adepto do movimento gay nem nada, mas acho uma burrice associar o rosa com homossexualidade.

    Estou louco pra ver minha Juve com um uniforme reserva listrado em preto e rosa, com certeza comprarei!

  2. 2 Vinícius Vasques
    17 março, 2010 às 3:00 pm

    Fala Bordallo, realmente essa camisa de treino roubou as atenções aqui em BH, um misto de apoio, revolta e chacota.

    Fico feliz pela iniciativa, mas puxo a orelha por não terem preparado melhor os animos para esse lançamento. No mais agora que pariram a camisa é aceitar. Desde que vi ação do Everton fiquei curioso pra ver quem teria colhões pra fazer algo parecido no Brasil, bem o galo tem essa chance agora.

    A foto que você publicou foi alterada no photoshop nessa aqui estão as cores reais http://twitpic.com/191wov

    Vamos ver agora quem será o segundo.

  3. 3 fernandotorelly
    17 março, 2010 às 3:15 pm

    Antonio, você esqueceu que rosa não é tão novidade assim, o rio branco de campos tem quase 100 anos e sempre jogou de rosa.

    o São Cristovão também, apesar de todo branco, tem detalhe rosa no escudo.

    Abraço!

  4. 17 março, 2010 às 3:45 pm

    A CBV lançou uma camisa rosa pra seleção feminina de volei, acho que seria o uniforme da líbero, mas nunca vi jogarem com ela.

    • 6 Antonio Bordallo
      17 março, 2010 às 4:23 pm

      Sim sim. Não necessariamente de libero. Lançou no pacote tbma camisa preta com detalhes amarelos da sel. Masculina, mas o povo criticou tanto (não agüento essa gente retrograda) q eles voltaram atras e então essas camisas as seleções nunca jogaram, mas parece q vendeu bastante nas lojas assim mesmo..

      abs

      • 7 Vinícius Vasques
        17 março, 2010 às 4:36 pm

        Pelo que me lembro a culpa foi do Banco do Brasil (que ficou fulo por não ter sido consultado) aliado ao Ministério (seria Monasterio) dos Esportes que criticaram o fato das cores não pertencerem à bandeira nacional

  5. 17 março, 2010 às 4:19 pm

    Belo post, Bordallo!!!

    Não tenho nada contra a cor (minha pele é meio rosa kkkkkkkkk) e inclusive tenho uma do Palermo 08/09 que é linda! Essa do Galo provavelmente estará na minha coleção pelo simples fato de ser histórica e causadora de tanta polêmica. A camisa é muito bonita e foi a menos maculada pelo BMG e Ricardo Eletro. Em geral, fico satisfeito pelo meu time ter coragem e ser o pioneiro!

    Camisas não refletem comprotamento. A única cor proibida no Galo é o Azul…

    • 9 Vinícius Vasques
      17 março, 2010 às 4:37 pm

      Camisas não refletem comportamento – parabéns pela frase jovem rs

      Apoio a idéia do Bordallo de fazer o brasileirão pink kkk pra onde mando os mckups?

  6. 17 março, 2010 às 6:14 pm

    Só para complementar o post, o time Thailandês em questão é o Bangok Bank FC, ou melhor era, até ser extinto em 2008.

    Ótimo post, e a camisa, mesmo sendo rosa, é tão discreta que nem chama tanto a atenção assim, quero ver na hora que algum time lançar uma camisa PINK mesmo, daquele que brilha até, ai sim, seremos surpreendidos!! hahaha

  7. 11 Felipe Atch
    17 março, 2010 às 7:03 pm

    A seleção espirito santense de futebol de areia tambem veste rosa! A bandeira do estado é Celeste Branca e Rosa, remetendo ao manto de Nossa Senhora das Alegrias!

  8. 12 André
    17 março, 2010 às 7:07 pm

    Cara, concordo com tudo q vc disse sobre a camisa o rosa etc etc
    Só peço que troque essa foto com os 2 caras vestindo a camisa, pq ela foi editada por torcedores do cruzeiro na comunidade deles, e acabou circulando..
    o tom de rosa usado na camisa de treino do Atlético é idêntico ao da camisa do Benfica postada, então, a título de realismo mesmo, coloca uma foto com a cor real aí, valeu!

    Abraços.

  9. 13 fernandotorelly
    17 março, 2010 às 8:30 pm

    Se liga nessa “O uniforme oficial do São Cristóvão é composto por camisa branca, calção branco e meias brancas. O time de futebol possui apenas o uniforme todo branco, não tendo, portanto, o fardamento número dois. A FIFA reconhece o São Cristóvão como o único clube a ter apenas um uniforme oficial. Porém, na falta da camisa branca, o clube deve atuar com camisas cor-de-rosa.”

  10. 14 JPfarias
    17 março, 2010 às 9:28 pm

    Sempre achei muita frescura esse lance de não usar rosa por ser coisa de menina. Tava faltando isso mesmo com algum clube brasileiro. O galo foi pioneiro e lançou seu kit de treino rosa, agora quem sabe alguem não lança uma camisa reserva. Por sinal, das camisas que vc postou como exemplo eu tenho duas, uma do Palermo (não tem no post) e a outra essa do Bordeaux. ;D

  11. 15 Cíntia
    17 março, 2010 às 11:06 pm

    Bordallo,

    Em primeiro lugar, muito bom seu site… conheci pelo Minhas Camisas…

    Enfim, sobre o rosa em uniformes…

    Estudei na Universidade Federal do Paraná, Arquitetura – geralmente ‘mal visto’ pelas engenharias e todas aquelas implicâncias costumazes…
    Os meninos da minha sala estavam revoltados em não terem uma “camisa de futebol” que identificasse o curso… Durante algumas aulas, desenharam vários modelos, e a escolhida foi uma belíssima camisa preta com generosos detalhes em rosa… Afinal, se todos ao redor encheram o curso com as brincadeiras e preconceito bobo, por quê não tirar proveito?

    Sucesso total. De início, claro, muita tiração de sarro… Mas a popularidade foi muito alta e a identificação, enorme.

    Se tiver interesse, mando uma foto da minha camisa pra você dar uma olhada.

    Grande abraço e parabéns por seus trabalhos de pesquisa!

    • 16 Antonio Bordallo
      18 março, 2010 às 11:50 am

      Oi

      Mto obrigado pelo comentário do ponto de vista feminino. /eh meio raro nesse meio, mas mto bem vindo sim.

      Sim, dps me manda uma foto ai da camisa, pq fiquei curioso. Engraçado que, já me mandaram tantas respostas mencionando outras camisas, q de repente devo ter q fazer outro post “remixed”,hehehe

      O que todos concordam eh que, onde tem rosa, tem polemica,eheheh

      Bjus

      Antonio

  12. 18 março, 2010 às 9:02 am

    Eu sou Cruzeirense fanático.

    E dou os parabéns à Topper e ao Kalil pela camisa rosa. Excelente, bem desenhada e o rosa SEMPRE combina com o alvinegro.

    Eu to pedindo aos meus colegas atleticanos que comprem a camisa porque merece ser comprada. Se não tivesse aquele escudo com o “CAM”, eu compraria.

    Uso camisas cor-de-rosa e nem por isso sou viado. Rosa é cor, porra!

    Agora, eu critico o Kalil pelo risco. Numa sociedade hiper-tradicional como a Mineira, fazer a camisa rosa desagradou até os próprios torcedores do Galo.

    Quero ver outros times fazendo, e se possível o Cruzeiro também, como fez o Bordeaux.

  13. 18 março, 2010 às 9:22 am

    cor é secundário, o que ñ aceito é ferir a tradição de um uniforme do clube do coração.

    • 19 JPfarias
      18 março, 2010 às 11:24 am

      Ricardo,

      se vc ta falando em relação a camisa Rosa do Galo, não vejo ocmo isso esteja ferindo a tradição do time. A camisa rosa é de treino e que eu saiba não existe tradição para camisas de treino. Se for para usar o argumento do ataque a tradição dos uniformes dos nossos times, incomparavelmente pior são estes patrocínios sem tamanho e quantidades que desconfiguram as camisas dos nossos times. Preferiria ver meu time usando um uniforme rosa com patrocínios decentes do que meu time usando um uniforme poluído por patrocínios.

  14. 18 março, 2010 às 12:23 pm

    Baita camisa essa do Atlético.
    Também acho uma bobagem essa picuinha com as cores, ainda mais com o rosa. E na camisa em questão esta cor é no uniforme de treino… tenho uma T-shirt do Palermo, que o rosa parece ser do mesmo tom, e é linda.

  15. 21 Alejandro
    18 março, 2010 às 1:44 pm

    Muito bom o site.
    Sou uruguaio e torcedor do Nacional. Essa camisa eu tive quando criança e não era rosa. Só que quando ficavam penduradas com o sol perdiam a cor verdadeira que era vermelha. Se eu encontrar uma foto com a minha camisa eu mando pra vocês verem.
    Além disso acho que não seria uma idéia ruim que o tricolor tivesse uma camisa rosa. Provavelmente compraria.

    Abraços desde o Uruguai.

    Alejandro

  16. 22 vitor teixeira
    18 março, 2010 às 3:19 pm

    eu não gostaria de ver cruzeiro de rosa, mas aqui em BSB o rosa é simplesmente modinha nas camisas de formandos

  17. 23 Lucas José
    18 março, 2010 às 7:19 pm

    a camisa nao é num rosa tao forte assim
    voce roseou mais ela? te pq da pa ver que o branco do escudo ta rosa

  18. 18 março, 2010 às 8:13 pm

    Po bom post, comecei a companhar seu blog agora e gostei bastante
    po dificil é fazer um uniforme de jogo num grande clube brasileiro
    por exemplo, o flamengo usar rosa acho dificil, se bem que o corinthians usa roxo
    mas eu acho melhor seguir as cores tradicionais, no uniforme de treino tudo bem
    eu até tenho algumas camisas rosas, mas em relação a uniforme sou conservador com as cores

  19. 18 março, 2010 às 9:55 pm

    Fala, Geek!

    Cara, adoro rosa e lilás pra homem.Mas não pe qq rosa, nem qq lilás e nem qq homem! ( algumas dessas camisas que vc postou são lindas, outras são feiosas.)

    Já escrevi sobre esse tabu no meu blog, dá uma olhadinha! 😉

    http://parlerdetoutetderien-taimemoinonplus.blogspot.com/2010/02/ele-vestiu-camisa-lilas-e-saiu-por-ai.html

    Bjs

  20. 26 Henrique
    19 março, 2010 às 5:17 am

    Se O Corinthians tivesse uma boa dose de colhões lançava uma camisa rosa e marrom em homenagem ao Casuals, mas acho que infelizmente isso pelo menos a médio prazo não ira acontecer. Podia lançar pelo menos uma versão feminina, ficaria show.

  21. 27 Bruno
    19 março, 2010 às 9:59 am

    Aqui no Espírito Santo, o novo time da primeira divisão, o Espírito Santo Futebol Clube também usa uniforme rosa (muito bonito por sinal, sem patrocínio, coisa rara no futebol daqui).

    http://www.espiritosantofc.com.br/ver_galeria.php?id=3

  22. 28 Luis
    13 junho, 2010 às 11:42 pm

    Olá.
    Belo post, entretanto, a camisa do Nacional do Uruguay presente aqui http://go2.wordpress.com/?id=725X1342&site=sport2wear.wordpress.com&url=http%3A%2F%2Fsport2wear.files.wordpress.com%2F2010%2F03%2Fnacional-pink.jpg&sref=http%3A%2F%2Fsport2wear.wordpress.com%2F2010%2F03%2F17%2Ffinalmente-o-rosa%2F
    na realidade não é rosa, e sim vermelha; e bem vermelha diga-se de passagem!!

    Posso garantir isso pois soi torcedor do time e tenho uma dessas aqui!

    Abraço.

  23. 29 Paulista
    8 junho, 2012 às 11:45 pm

    Roxo, rosa, magenta, pink, lilás são cores bonitas sim. Só não gosto muito de marrom.


Deixe um comentário

Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
março 2010
S T Q Q S S D
« fev   abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 711,614 hits

