22
mar
10

quase um escudo de verdade

Andei estudando algumas coisas sobre Design e acabou que reparei uma coisa  interessante.

No Brasil se popularizou denominar o símbolo do clube como ESCUDO, porém , apenas tecnicamente, esta está errada. Segudo teóricos do assunto, o referido simbolo se chama DISTINTIVO, e ESCUDO no caso é o FORMATO de alguns dos muitos símbolos. Natural e  evidente que no Brasil a maioria dos distintivos têm formato de escudo sim e acabou se popularizando dessa forma, mas pra quem quiser se formar em Design, tem sim que entender essa diferença, mesmo que seja bem sutil. Por exeplo, pelo formato de muitos distintivos na  Espanha, muitos poderiam se chamar muito bem BRASÕES, mas creio que por lá nao o são.

Pois bem, pra ilustrar esse mini-post, publico uma foto bem antiga, do primeiro goleiro (e galã da época) da seleção brasileira (em 1914) Marcos Carneiro de Mendonça, quando defedia o Fluminense. Notem que, além de só o o goleiro ter o distintivo na camisa, este ficou tão grande que de fato parecia  ser quase um escudo mesmo.

Nada mais apropriado pra quem defende o gol do que um escudo, não?

Anúncios

1 Response to “quase um escudo de verdade”


  1. 24 março, 2010 às 3:28 pm

    Hoje em dia não é o escudo que toma conta da camisa, mas sim os patrocícnios.
    Sou mil vezes o escudo…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
março 2010
S T Q Q S S D
« fev   abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 710,226 hits

%d blogueiros gostam disto: