01
ago
10

do outro lado da cortina de ferro

Recentemente soube  de uma atitude muito legal que  tomaram de reproduzir os uniformes de alguns times paulistas que já foram extitntos. Apesar  da modelagem e gola parecerem a mesma, o resultado ficou fantástico como podem ver no link abaixo:

http://www.sofutebolbrasil.com/vitrineVisualizar.aspx?vc=193

Isso acabou me lembrando de algo ainda mais obscuro, que são os times da  OBERLIGA, a Liga profissional de futebol na Alemanha Oriental durante os  anos de regime socialista, cuja maioria foi extinta.

Até o final dos anos 80, os clubes eram criados, tinham o nome mudado, mudavam de local e  eram mesmo extintos , tudo de acordo com a simples vontade do Estado ou da própria Stasi, a polícia secreta alemã.

Apesar de poucas informações sobre esses times, um vendedor do Ebay resolveu vender  algumas t-shirts com referência a  esse clube que, se  ainda não são têm assim um grande  acabamento e nem podem ser consideradas jerseys (camisas de futebol), ao menos são uma boa referência para homenagear esses times que já não existem mais.

Os clubes  também possuíam em geral nomes que variavam pouco nos temos, como Wismut (bismuto), Motor, Karl Marx (naturalmente em  homenagem ao criador do conceito de comunismo  –  e ancestral do editor do Minhas Camisas) e Vorwart (algo com “pra frente”/forward). Entre os  clubes listados também figuram outros que ainda  existem, como Hansa Rostok,  e Dynamo Dresden.  Mais alguns modelos nesse link:

http://shop.ebay.co.uk/freespeech_now/m.html?_nkw=germany+football+shirt+&_sacat=0&_odkw=&_osacat=0&bkBtn=&_trksid=m270

Aproveitando esse  tema, me  lembrei que há uns 2 anos se não me  engano , houve em Curitiba um torneio escolar cujas  equipes formadas  vestiam justamente o uniforme de clubes extintos do estado do Paraná (o que deu um resultado fantastico). Até cheguei a contactar um dos participantes na época, mas acabei perdendo o contato. Algum de vocês têm mais informação sobre esse  evento?

Anúncios

1 Response to “do outro lado da cortina de ferro”


  1. 2 agosto, 2010 às 4:47 pm

    Muito legal essa iniciativa da Só Futebol Brasil, para os clubes paulistas.
    Tem até camisa de um time da minha cidade, e que joguei:

    http://www.sofutebolbrasil.com/vitrineVisualizar.aspx?vc=186

    Mas será que eles pagam alguma grana por usarem o logo ?
    A Funilense por exemplo, extinguiu o time de futebol, mas o clube e sede social, ainda existem.

    Abs !


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
agosto 2010
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 711,614 hits

%d blogueiros gostam disto: