01
jan
12

O “jeitinho polonês” da Adidas

Começa 2012, ano de Eurocopa na Ucrânia e Polônia. A Adidas agiu a tempo e conseguiu fornecer material pra Ucrânia, mas com a Polônia, a Nike chegou primeiro… e agora, o que fazer pra também vender camisas da outra anfitriã de Euro 2012? O pessoal da Adidas olhou um pouco pro passado e conseguiu uma solução bem esperta e criativa: criaram um modelo retro-contemporâneo, ou seja, com referências descaradas nos modelos da época que ainda fornecia material pra eles, mas com adição de alguns elementos modernos, como tecido ClimaLite, gola e logotipos modernos.

O que eu achei jogada de mestre da Adidas foi o fato deles remeterem ao uniforme da Copa de 1986, quando ainda jogava o lendário Boniek (alguém aí se lembra?) e era uma época que o futebol polonês ainda fabricava craques de renome mundial.

Outro motivo de ser uma jogada de mestre é que, assim como fez com o relançamento de camisas da União Soviética e Tchecoslováquia, a Adidas pode lançar o modelo que for, já que o regime comunista acabou e quem manda na Federação Polonesa hoje tá longe de ser quem mandava nos tempos do comunismo. Se não tem quem vá lá reclamar direitos à Adidas, ela pode relançar o que quiser se pagar royalties! Resultado disso é que, enquanto algumas camisas vendidas na Adidas Store estava sainda entre 7 e 80 Euros, essa caisa “royalty-free”, saía por meros 25 Euros! Isso tudo sem falar que a  águia que aparecia no uniforme na era socialista não passa do brasão nacional, e símbolo nacional não é escudo de federação alguma, né?

Bem, você como polonês gostaria de ter um uniforme que remetesse à época atual de baixa relevância no cenário internacional ou uma que lembra os tempos de glória de seu futebol?Isso se falar no preço de cada uma delas!

 

Abaixo, uma foto que tirei  dentro da Adidas Store nos Champs Elisées (Paris): Adidas vestindo os principais times da Euro, e o anfitirão que tava faltando, ela improvisou e muito bem!

[bb]

Anúncios

7 Responses to “O “jeitinho polonês” da Adidas”


  1. 1 janeiro, 2012 às 8:25 pm

    Ótima matéria Antonio! Gostei muito. Inclusive reproduzi, com os devidos créditos, no Coleção Futebol através deste link http://colecaofutebol.forumpratodos.com/n6218-o-jeitinho-polones-da-adidas

    Um grande abraço e um grande ano pra você!

  2. 2 John Schutze
    1 janeiro, 2012 às 8:31 pm

    Quando comecei a ler, pensei: – Como que a Nike não reclamou da federação “autorizar” a Adidas fazer isso?

    Mas você já respondeu! Eu diria que a Adidas aproveitou essa brecha histórica e saiu da esfera judicial.
    Evitou quaisquer chances de problemas e ainda fica bem na história.

    Será que a Nike vai deixar passar batido?

  3. 4 Vinicius Vasques
    2 janeiro, 2012 às 8:52 pm

    Na verdade esse jeitinho é muuuito mais safado ainda, a adidas pegou um template de fardamento dela e aplicou a logo http://www.netshoes.com.br/produto/073-7606-016-05 o resultado mesmo assim ficou legal, mas bem que poderiam ter feito com a marca Originals, não acha?

  4. 5 tonibordallo
    3 janeiro, 2012 às 1:14 am

    matou a charada, hein, Vasquez?
    Eles só mudaram mesmo a cor da gola!

    Sim, eles mereciam MUITO uma originals, mas pelo visto a galera da criação da Adidas tava com preguiça, pqp..

  5. 6 Gustavo Barreto
    30 janeiro, 2012 às 5:15 pm

    Eu preferia que fizessem um modelo retro de verdade mesmo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
janeiro 2012
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 711,697 hits

%d blogueiros gostam disto: