07
maio
12

Futebol + Escolas de Samba

Mesmo o carnaval tendo acabado meses atrás, uma boa descoberta que gostaria de compartilhar com vocês é a história abaixo:

 

Lá pra idos de 2009, enquanto estava no trecho final do Sambódromo esperado a próxima escola chegar (talvez você não saiba, mas dependendo do setor que você esteja no Sambódromo você pode esperar até 40 minutos pra ver a escola que acabou de entrar na avenida), naquela situação meio boring, sem muito pra fazer, e então comecei a esboçar como seria se as escolas de samba fossem como times de futebol,  tendo cada uma sua camisa estilizada, com suas cores, detalhes impressos, como seus respectivos gritos de guerra, nome da bateria e  et cetera. A idéia me pareceu legal, mas acabou congelada pelo tempo, talvez desmotivado pelo fato de que eu não teria como produzir tais modelos pra vender, e a  chance de ter esse trabalho todo, publicar no meu blog e outra pessoa copiar não valeria a pena.

Eis então que dias antes do carnaval estou eu  passando por uma loja de souvenirs e me deparo com isso:

Dias depois enquanto zapeava pela TV, vejo Neguinho da Beija-Flor aparecendo com uma camisa muito style que lembrava o modelo atual da Argentina, mas… com o escudo da própria Beija-Flor de Nilópolis???? (obs: foto tirada da coluna do Alcelmo Góis, quem conhece sabe da relevância)

Depois disso começo a ver que esse tipo de modelo retrô foi tomando conta  da mídia aos poucos, como vocês podem ver nos links aqui, aqui, aqui e aqui.

Em vez de ficar bolado (e pensar estupidamente que alguém copiou minha idéia), fiquei foi feliz de ver que alguém teve a  atitude de transfrmar em realidade aquilo que anos antes eu tinha sonhado.

Investigando melhor – e vou dizer que nao foi fácil, pois na foto que tirei, mesmo com zoom foi dificil achar o nome – consegui  descobrir quem estava fazendo tais modelos. E qual surpresa foi a minha ao ver que na real a marca que faz camisas de futebol pra escolas de samba é uma banda de Rock! A Rocka Zero:

[inclusive recomendo dar uma conferida lá no site deles]

Mesmo com poucos dias livres no Brasil, fiz questão de conversar mais com o idealizador de tudo isso, o baterista da banda, que me contou que na verdade a idéia surgiu quando ele começou a produzir algumas camisas pra banda, e depois disso acabou lançando camisas retrôs de times de futebol – que acabaram virando um sucesso –  e na seqüência teve a idéia de aliar escolas de samba com esse know-how das camisas retrô que já fazia.

Ele contou que no início foi dificil, que não muitas escolas toparam a empreitada, mas ao ver o impacto de mídia que teve o lançamento da coleção da Porto da Pedra (uma escola pequena, se comparada às mais tradicionais), trataram de considerar a idéia rapidinho. Os modelos? Dá uma conferida abaixo:

A sacada legal que o pessoal da Rocka Zero teve pra fazer as camisas foi fazer uma certa associação das cores de cada escola com o template de  times ou seleções que já usavam tais combinações. Além da Beija-Flor/Argentina já citada, a campeã do carnaval 2012, Unidos da Tijuca , saiu com umvistoso modelo à la Boca Juniors:

A União da Ilha ficou mais parecendo os ultimo modelos do Bahia, coma  vantagem de não aparecer aquele patrocinio nada a ver…

O modelo que destaco do Salgueiro é esse com a faixa, que me lembrou muito o da Tunísia, só que ainda melhor, considerando que o referido modelo é tão apertado no corpo que dificilmente você fica à vontade nele.

Outro modelo que gostei muito foi o da Mocidade, que mesmo sendo simples, essa faixa na manga acabou me lembrando um pouco o estilo dos times da NASL, a antiga liga norteamericana de futebol (aquela mesmo que jogou o Pelé), como o Rowdies.

(à propósito, esse modelo também me fez lembrar o Rica Perrone , que é apaixonado pela Mocidade…)

Além desses modelos, tem muito mais lá no site deles.  Pessoalmente falando,  esses modelos de camisa são muito mais usáveis fora do carnaval que as camisas que tradicionalmente vendem nas escolas de samba. Pode até o carnaval estar bem longe que a elegância desses modelos é pro ano todo!

🙂

Anúncios

0 Responses to “Futebol + Escolas de Samba”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
maio 2012
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 707,510 hits

%d blogueiros gostam disto: