12
out
12

Homenagem ao Nõmme Kalju, campeão estoniano de 2012

O ano de 2012 ainda não acabou, o campeonato brasileiro está fervendo nessas últimas rodadas, mas aqui na Estonia já existe um grande campeão esse ano: o Nõmme Kalju, que venceu o Kuresaare FC e conquistou sua primeira Meistriliiga da história com 3 rodadas de antecipação!

A vitória de toda equipe vem com muito mérito, porque o ótimo trabalho dentro de campo é efeito de muito esforço e dedicação fora dele também. O  Kalju (lê-se “Cáliu”), fundado em 1923 e “ressuscitado” em 1997 ,  está há só 5 temporadas na 1a divisão do futebol estoniano e atualmente é o time que atualmente mais investe no marketing aqui na Estônia, e isso vem refletindo mais e mais na popularidade do clube. Constantemente eles promovem  festivais, no caso de partidas em casa no fim de semana do verão, com apresentação de grupos musicais e sorteios de brindes. Nas redes sociais também há uma participação em massa, com direito à “lista amiga” pra quem quiser ir ao jogo e pagar menos.  Mesmo assim a ação mais legal e  criativa pra mim é a com o o instituto Help.ee, de apoio às crianças carentes : além de estampá-los como patrocinador master, parte do dinheiro arrecadado com a venda dos uniformes do time vai diretamente pra essa instituição. Uma iniciativa que teve um efeito muito positivo e poderia sim ser copiado por outros times mundo afora.

Além de tudo isso que já falei, ainda tem outro fatores pro Kalju ganhar a simpatia de muita gente: ele é o time com maior diversidade de todo o campeonato, constando em seu plantel jogadores vindos de Portugal ( o simpático Jorge Rodrigues), Japão, Gambia, Espanha, Polônia, Itália,  estonianos de origem russa , e principalmente seu técnico, o brasileiro Getulio Fredo que é uma verdadeira lenda nesse eixo Estonia-Finlandia, tendo treinado com sucesso vários times nos dois países e inclusive sendo o primeiro técnico da seleção estoniana de Beach Soccer, ou seja, a moral desse técnico por aqui é altíssima, e o campeonato conquistado só vem a confirmar tudo isso.

Um motivo que eu fez eu gostar ainda mais do Kalju é que, ao chegar aqui ano passado eu fui pesquisar quais eram os times principais por essas bandas. E qual foi a minha surpresa ao ver que os dois times mais populares da Estonia, Flora e Levadia, tinham como cor predominante o verde? Como corintiano eu posso ter apenas uma leve simpatia por esses times, afinal não ia estar assim tão à vontade torcendo pelas cores do rival Palmeiras, mas eis que surgiu o Kalju com seu uniforme preto e  branco como o do meu Corinthians e ficou tudo legal…

🙂

Quanto ao uniforme, uma coisa interessante que o time de Nõmme (distrito mais ao sul da capital Tallinn) possui é que apesar do uniforme preto e  branco, a numeração do uniforme sempre é rosa, fazendo um contraste bem interessante. Por conta desse rosa também que a torcida adotou como mascote a pantera cor-de-rosa, mas nao necessariamente é uma Pink Panther boazinha, confiram as fotos…

 

Parabens! Ou se preferir, PALJU ÕNNE!

Anúncios

0 Responses to “Homenagem ao Nõmme Kalju, campeão estoniano de 2012”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
outubro 2012
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 707,685 hits

%d blogueiros gostam disto: