31
out
12

Especial Viagens (edição 11) – Vilnius (Lituania): onde o futebol é minoria

A última cidade a ser explorada até então é a capital da Lituânia, Vilnius, onde ser fã de futebol é antes de tudo um ato de resistência. Isso acontece por conta do basquetebol lituano, que é considerado um dos melhores do mundo (sempre nas primeiras colcacões todos torneios  que disputaram e revelando vários jogadores para NBA) e assim acaba deixando o futebol em segundo plano, já que eles não são assim tão bons de bola… Mesmo assim aceitei o desafio e fui procurar algum sinal de vida futebolística  –  e sportswear  – naquele país.

Uma vez que era perto da Cidade Antiga onde estava hospedado, resovi me embrenhar pela  cidade no intuito de buscar o estádio LFF (Lithuania Football Federation). Depois de pegar uma ladeira enorme, encontro um estadio pequeno, com lugares ainda em construção…

 

Uma vez no estádio da selecão nacional, pergunto pra uma das pouquíssimas pessoas que falavam inglês onde eu poderia comprar uma camisa da seleção. Um dos funcionários me disse que “só na internet” (a titulo de informação, estou procurando na internet até hoje um local oficial onde se possa comprar essa camisa a um preço honesto…).

No momento em que eu estava por lá, o time do Žalgiris estava se concentrando pra treinar. Por sorte consegui conversar com um dos preparadores de goleiro, que disse que tinha no bagageiro de seu carro algumas camisas pra  vender (sim, amigos, estilo bem mambembe mesmo), e então por um preço bem camarada eu consegui a camisa como a da foto abaixo, mas sem o patrocínio.

Vale dizer que Žalgiris  é um nome super respeitado no  esporte lituano, de fama internacional, mas na verdade é por causa do time de BASQUETE da cidade de Kaunas, que ganha títulos internacionais de basquete adoidado e revelou boa parte das estrelas que foram pra NBA. O primo pobre homônimo também não faz feio, mas o problema mesmo  que que o futebol não é o forte por aquelas bandas mesmo.

Apesar disso fui em busca de mais coisas… e no caminho acabei topando com um outdoor referente à equipe paraolímpica de lá.

No outro lado da cidade tive duas surpresas. A primeira foi a rede internacional de lojas de artigos esportivos Sportland ter uma loja na capital lituana, nessa loja logo de cara tem um painel enorme com a foto da equipe nacional de basquete recebendo a medalha de bronze, mas na loja mesmo não havia NADA de uniforme esportivo, seja de basquete, futebol, seleção ou mesmo times estrangeiros. Uma decepção.

A outra surpresa foi boa, a de que a Lituânia tem uma marca nacional de sportswear de alta qualidade: a Audimas, que inclusive produz o uniforme da delegação olímpica da Lituania há pelo menos 3 olimpiadas, e a coleção cada vez fica mais elaborada.

 

A qualidade dos artigos sao de nível internacional mesmo, e os precos não eram assim tao baratinhos, mas já que o Litas, moeda local, nao é assim tao valorizado, em comparação com outros paíes até que não soava tao absurdo (o que equivalente a 35 euros por uma camisa como a usada pelos atletas olímpicos).

Destaque pro agasalho com uns detalhes bem legais

 

 

e tinha até uma camisa do time local de basquete, que também nao faz feio na Euroleague de basquete, o Vilnius Rytas.

 

Apenas no final da viagem, como menos de 15 minutos pra comecar a partir, consegui achar uma loja com souvenirs da Lituania , e naturalmente as referencias ao basquete, inclusive do Žalgiris do basquete prevaleciam… 

 

Inclusive encontrei a camisa da temporada passada do Žalgiris, com patrocínio e o brasão, superlegal, da cidade.

 

…e eis que finalmente achei as benditas camisas da seleção da Lituânia, porém…

Se vocês notaram, em vez do escudo da federação a camisa apresentava o brasao do país. De fato ele é até bem bonito, mas não é a camisa da seleção mesmo, ainda mais se levarmos em consideração que um dos itens mais caros de uma camisa é o escudo, por conta dos royalties que as marcas pagam ao clube por usarmos um camisa assim. Pra quem nunca viu, o modelo atual da seleção lituana é assim:

 

Bem, e mesmo sem pagar roaylties, o precinho exigido assustou: 60 euros na cara!

Desculpa, mas por 60 euros não rola…

 

 

 

 

Anúncios

1 Response to “Especial Viagens (edição 11) – Vilnius (Lituania): onde o futebol é minoria”



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
outubro 2012
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 708,927 hits

%d blogueiros gostam disto: