Tutorial: diminuindo as chances de ser enganado no Mercado Livre

Após anos de observação de reclamações dos compradores do MercadoLivre e a quase conivência desse mesmo  site com os  supostos  golpistas e  vendedores de falsificações como se fossem originais, resolvi montar um “tutorial” para, se não conseguir  evitar 100% , pelo menos diminuir consideravelmente as chances de você ser ludibriado por esses estelionatários que vendem camisas  falsificadas na internet.

Claramente que foi sendo enganado uma vez por esses  vendedores que eu consegui analisar e  ter  base suficiente pra entender como que  esses  desgraçados atuam, e assim,  detectei algumas  praticas  freqüentes em comum, e assim podemos traçar um certo perfil desse tipo de pessoa.  Depois de ter  constatado o golpe, notei que haviam vários indícios que, se eu tivesse  visto com um pouco mais de desconfiança, teria sim questionado mais o fato e hesitado em comprar.

Baseado nisso, portanto , comecemos com alguns pontos a  se observar:

-VARIOS ANUNCIOS: um golpista sempre  aposta em varias  fichas, portanto você nunca vai ver ele  vendendo apenas uma camisa, como muito vendedor eventual faz. Sempre  será uma coleção de  várias camisas de times e seleções populares (estes não vendem camisas raras porque eles nem sabem quais camisas são realmente raras nesse meio).

-DIVERSIFICAÇÃO: Apesar de não muito  freqüentes, este  vendedor pode também  vender outros  artigos além de camisas de futebol , mas  normalmente também são artigos que geram interesse das pessoas em geral como artigos de informática (pen drives, etc…)

-SÓ UMA FOTO GENÉRICA – Um golpista se  está vendendo uma camisa falsificada, ele não vai querer  te indicar isso de cara, porque claro que você não se interessaria. Da mesma forma que, se ele nem tiver  a camisa que pretende  “vender “ à você, ele nem teria como  tirar fotos da peça. Partindo desse princípio, desconfie muito de vendedores que, na parte de fotos, publicam apenas fotos copiadas da internet, de  grandes e-shops de sportswear. Publicar uma foto dessa no seu anuncio, de forma mais ilustrativa, é  até normal, uma vez que nas fotos  seguintes se  trate  do produto real.  Alguns até postam algumas fotos, mas parece que propositalmente mal tiradas( de um celular, sem foco nem  iluminação). Meu conselho é: havendo apenas uma foto genérica, peça ao vendedor pra postar mais fotos do produto e DESCONFIE.

-MEDIDAS IGUAIS, PRODUTOS DIFERENTES: Uma bobeira que dei quando fui enganado é que  não tinha notado que o “atencioso” vendedor colocava  a  tabela de medidas da camisa em todos os anúncios. Até aí, normal, porém…o que pensar quando entre TODOS os diferentes modelos  de marcas  diferentes que ele vendia, as medidas publicadas são exatamente as MESMAS?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147951694-camisa-da-alemanha-home-tamanho-gg-arremate-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147955176-camisa-da-inglaterra-home-tamanho-gg-arremate-_JM

-NÃO ACEITA MERCADO PAGO:   O fato de  aceitar ou não Mercado Pago pode ser um certo indicativo também. Como alguns vendedores já podem notar, hoje em dia o Mercado Livre OBRIGOU para todo  novo anuncio a aceitação de pagamento via Mercado Pago (vejam só,  sou EU quem vende e ELES que me OBRIGAM a forma que eu vou RECEBER O DINHEIRO???).  Naturalmente que  muitos vendedores pequenos como eu  temos suficientes argumentos para não aceitar, e abertamente informo isso em meus anúncios. Porém, que argumento  teria uma E-SHOP “estabelecida”  no ML para não aceitar Mercado Pago?  Sendo assim, se o vendedor possui esses  atributos já mencionados e não aceita pagamento via Mercado Pago, DESCONFIE.

-PREÇO BAIXO: Como já diz o ditado, “quando a oferta é boa, o  santo desconfia” e naturalmente isso vale e muito na Internet de forma geral. Um anúncio que agregue todos esses atributos acima e apareça com uma preço bastante abaixo do preço de Mercado Merece muito ser observado com cautela. E-Shops estabelecidas costumam fazer essas promoções sim, inclusive com leilões começando a 1 Real, porém elas são consideradas ESTABELECIDAS pelo fato de terem MUITOS PONTOS de qualificação no ML. SE essa suposta E-shop tem esses atributos já mencionados, vende a um preço muito baixo e tem MENOS de 50 pontos de qualificação, DESCONFIE.

-POR FORA DO ML? SÓ COM GARANTIA! A intermediação das negociações online são feitas através do Mercado Livre porque este é visto como a  GARANTIA que nós temos ao fazer uma negociação com alguém que não conhecemos. Mas… quando este vendedor nos aplica um golpe, onde carajos  está essa garantia?  Independente dessa discussão, a própria presença do MercadoLivre com seu sistema de reputação por pontos nos deixa mais  confiante para comprarmos algo à distancia de quem nunca vimos. Em alguns casos é até aceitável você negociar por fora, ASSUMINDO POR CONTA PROPRIA OS RISCOS DO ATO. Sendo assim, se no MercadoLivre você ver que esse  vendedor tem mais de 50 pontos, tem CPF válido, e aceita sim pagamento via Sedex a Cobrar DE FORMA INTEGRAL (frete + produto), ele merece sim um voto de confiança (se possivel peça ainda mais garantias dele, como perfil real do Orkut, perfil de colecionador…).  Em qualquer uma das situações em que falte alguns desses pré-requisitos, DESCONFIE.

Se apesar de tudo isso você deu um voto de confiança para o vendedor e clicou em comprar, vale a pena tomar outros procedimentos antes de  depositar o dinheiro na  conta do distinto vendedor:

-Procure no Google (e no “busca” do Orkut)  pelo  nome do vendedor (que aparece no email que você  recebe logo depois de clicar em “Comprar”) e principalmente pelo nome da pessoa  titular da conta que você  vai efetuar o deposito. Fuxique mesmo e veja bem   se já houve alguma “menção desonrosa” do sujeito.

Depois do incidente citado, ao jogar no Google o nome do vendedor YURI FERRARI AUGUSTO, encontrei isso aqui:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:wSlAB66hobkJ:www.mercadolivre.com.br/jm/profile%3Fid%3D93460761%26oper%3DS+%22Yuri+Ferrari+Augusto%22&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

e até descobri que o mesmo cavalheiro que me  enganou  (  http://perfil.mercadolivre.com.br/GIGA.SHOPPING )  já fazia  esse mesmo tipo de falcatrua sob o nome de outra E-shop  http://www.mercadolivre.com.br/jm/profile?id=64084049&oper=B

Ou seja, pra ele continuar  fazendo a mesma coisa sob outra linda E-shop do ML (  ainda mais com todas as falhas de procedimentos e brechas  de segurança que o ML dá) é  fácil fácil. E não desconfio nada se  nessa mesma  semana ele já  continue passando gente pra trás…

– Solicite que o vendedor mande outras fotos ( em tamanho maior ) e com detalhes da camisa, de preferencia com uma indicacao que a camisa está com ele mesmo, pois assim podemos ver o produto com mais  detalhes (se certificando assim se é  pirata ou não) e evita tbm o vendedor ter pego fotos de outros produtos.  (Dica boa do Luiz Henrique)

-Uma prática funciona muito bem  pra testar  a  fé do vendedor é pedir seu CPF, sob argumentação de que talvez faça a transferência do pagamento via DOC. Se for no nome de outra pessoa, peça sim o CPF dessa  tal pessoa, mas insista no CPF do próprio vendedor também, dizendo que vai  precisar conferir “algumas coisas” antes de  depositar. Afinal , quem não deve não teme. É possível você conferir a  existência legal desse  suposto vendedor  colocando seu CPF no site da receita (http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp ). Lá você pode ver se o CPF dado bate mesmo com o nome de  vendedor e de titular da conta que ele te passou. Se não bateu, DESCONFIE.

Por conta de tudo isso que ocorreu e pela  completa inoperância do Mercado Livre  em resolver esse problema pelos meios legais (que é sim como eles sempre  fazem). Resolvi elaborar eu mesmo um blog com a função de ser uma “lista  negra do Mercado Livre”.

http://listanegradoml.wordpress.com/

Com um conteúdo completamente colaborativo (ou seja, FEITO POR VOCÊS E PRA VOCÊS), ele serve não somente pra  gente denunciar essas pessoas que  andam passando vários compradores de  boa fé pra  trás, como também  apontar  as falhas de segurança nos  burocráticos procedimentos do MercadoLivre.  Lá no blog eu fiz um post inicial, indicando como  faremos pra denunciar e  catalogar  esses  estelionatários  e também  expondo o quanto é fácil pra um golpista  cometer seus crimes no Mercado Livre, sair impune  e continuar sua sequência de crimes no site. Vale a pena visitar e indicar aos conhecidos que tiveram algum problema com o ML , independente do item ter sido uma camisa de futebol falsificada ou qualquer coisa. A lista negra é para TODOS o usuários do ML.

#ficadica

PS: além disso também ha um forum onde algumas pessoas enganadas também discutem  temas afinas, mas não vi uma lista estabelecida

http://www.veja.org/modules.php?name=Forums&file=viewforum&f=1

Anúncios

2 Responses to “comprando no MercadoLivre com segurança”


  1. 30 janeiro, 2012 às 1:54 pm

    é obrigatório o mercado livre pedir o cpf do cliente?

  2. 14 dezembro, 2012 às 11:32 pm

    Olá,

    Achei muito interessante seu post, pois descreve bem este assunto.

    CONHEÇA TODOS OS SEGREDOS PARA SE TER SUCESSO VENDENDO PRODUTOS NO MERCADO LIVRE, DE FORMA SIMPLES E SEGURA. GANHE MUITO DINHEIRO!!!

    http://www.mercadorevelado.vai.la/

    ENTÃO, ENTRE NO ENDEREÇO E CONFIRA TODOS OS DETALHES E ADQUIRA ESTA SENSACIONAL PROMOÇÃO!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
outubro 2017
S T Q Q S S D
« maio    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 710,195 hits

%d blogueiros gostam disto: