16
jul
09

[especial] meu trabalho final em Design de Moda

Com muito  orgulho que compartilho com vocês a apresentação que fiz na terça-feira passada, dia  14, como  trabalho final da  faculdade. Foram 6 meses de muita correria, estresses e  abdicações, mas pelos   elogios  recebidos depois vi que  valeu muito a pena ter dedicado certo  tempo e pacieência em cada etapa da produção, seja na confecção da roupa ou nos detalhes  gráficos da produção visual. Foi justamente essa luta que me tornou uma pessoa  agora mais  experiente e, finamente, um  designer de Moda (ou estilista mesmo) FORMADO!

=D

Pra quem não sabe, o tema que  escolhi pra minha coleção foi o ritual da Turé, de agradecimento àos espíritos, que os índios brasileiros  costumam  fazer anualmente entre outubro e novembro. Acabei  focando os  aspectos mais presentes no ritual que fazem as 4 tribos que  ficam na região do Oiapoque (no Amapá): os Karipunas, Galibis, Palikur e Galibi-Marwornos. Entre essas  tribos  destaquei aspectos do ritual, assim como do dia-a-dia deles , como o artesanato  e  a pintura corporal, bastante presentes.

Pra quem quiser saber mais detalhes da coleção em si, pode clicar na imagem abaixo que mostra o release da coleção , normamente  distribuido aos jornalistas:

release

Pros não muito habituados com os termos de Moda, uma coleção é composta de looks, que são os visuais completos que  cada modelo  veste, seja calça e camisa  ou no caso de mulheres , vestidos e  etc…  O look mais importante da coleção é chamado do peça-conceito, e  este meio que  resume o espírito da coleção nele só.

A minha peça conceito eu cuidei para abordar vários items sem ficar muito over, cheia de informação. O resultado foi este abaixo:

conceito

A camisa eu representei formas e cores utilizadas no artesanato em madeira deles, além da estampa da torre da Turé, que fica no pátio do local onde acontece o ritual. Ornando a camisa, adicionei também um colar bastante  específico dos índios do Oiapoque chamado butiê, que eles  usam durante o ritual  e que na ponta  conta originalmente com asas de besouro (e naturalmente substituidas por lascas da casca de coco), que ao dançarem faz um som como o de um chocalho.

Na calça coloquei uma estampa feita à mão , representando  a pintura corporal, além da boca da calça em franjas apenas pra representar  a falta de  exatidão no acabamento, natural do artesanato.

Além disso, outra brincadeira sutil que fiz no look foi a utilização de um short , propositalmente aparente, de cor contrastante e origem sintética, em contraposição aos  tecidos  naturais e tons terrosos do resto do look. Nesse  short eu representei a  ironia  da situação atual dos índios, que andam por aí de short Adidas, como se fosse algo normal pra eles. Pegando essa  sacada, cuidei de  desenvolver uma nova marca, fictícia, como se os próprios  índios tivessem adaptado à realidade deles a marca  Adidas, e o  resultado então foi esse:

logo

Desenvolver um short azul claro apenas com essa marca  seria  algo de um tanto óbvio, e por isso entao  tratei de  dar um toque pessoal ao short, adicionando assim grafismos em sobretom,  representando a pintuara corporal deles. O resutado foi esse:

short

O resultado de tudo isso “na passarela” foi algo mais ou menos  assim :

IMG_2564bIMG_2534d

Depois de entrar com o look completo, o modelo tirava a roupa e  ficava tal qual um índio, apenas de short Adidas…

IMG_2559b

…e assim, só de short e colar o índio voltou pra sua reserva…

=)

As outras peças do look vocês podem ver no slideshow no final do post. Vale reparar que  algumas delas eu também coloquei  a marca “cocar” da Indígenas…

Na parte de acessórios, outra peça que  acredito  despetar curiosidade nos colecionadores de  sportswear é a bolsa courrier que  desenvolvi,  mais uma vez em referência a uma  Adidas mais “da terra”,  desenvolvi uma  estampa com aspecto de palha, só que com  três carreiras dessa pintadas manualmente  com tinta de jenipapo (usado pelos indios para pintura coporal e tingimento de cestaria), simulando as 3 listras da  adidas, inclusive com aquele aspecto picotado, presente nos  tênis mais  vintage da marca:

acessoris2

Por fim apresento o que chamamos de Lookbook, que é, numa imagem única, todos os looks da coleção perfilados:
LOOKBOOK

Como um extra então eu mostro algumas  fotos  tiradas no grande  dia:

[eu, pronto pra  sair pro evento]

IMG_2550b

[algumas fotos  tiradas na  apresentação, e já que  tirar foto de alguém falando nunca dá muito certo…]

IMG_2553

IMG_2556b

IMG_2552b

IMG_2558b

[no final, um egoshot comemorativo, ja que a apresentação foi um sucesso!]

IMG_2588b

[já nos bastidores, uma foto do criador com a  criatura…]

IMG_2561b

[e também outra foto com a criadora  do criador, Dona Cristina…]

IMG_2562b

Bem, gente, pelo que vocês viram, MISSÃO CUMPRIDA!

Agora então, depois dessa  solenidade que passei de  estudante a  desempregado em  uma manhã, conto aí com o networking  de  vocês pra ver se  arranjo alguma ocupação na área. Se alguém que trabalha na  área de criação de Moda (seja casual, street ou esportiva) está visitando o blog e  gostou do  traballho, pode me contactar pelo email tonibordallo@yahoo.com.br pra gente  tentar  realizar  futuros projetos, parcerias ou  coisas que sejam de interesse pra ambas as partes,ok?

AGRAD

Abaixo, como prometido, o slideshow que apresentei lá pra banca avaliadora tá no link abaixo:

http://www.slideshare.net/tonibordallo/antonio-bordallos-fashion-design-graduation-mens-collection-1721973


13 Respostas to “[especial] meu trabalho final em Design de Moda”


  1. 2 Saulo Novaes
    17 julho, 2009 às 2:02 am

    Gênio!!!

  2. 3 A. Carlos
    17 julho, 2009 às 11:20 am

    Bordallo, gostaria de parabenizá-lo mais uma vez pela empreitada e, sobretudo, pelo talento. Sua história de superação pessoal é um exemplo para muita gente. E você está em forma heim!

    Gostei do “estudante para desempregado” rs. Tenho certeza que você irá arrumar uma colocação rapidamente. Como sou professor universitário, e se me permite uma dica, tente uma pós e parta para o magistério (que você pode aliar ao trabalho normalmente).

    Como tudo nessa vida são os contatos que fazemos, encaminhe (se é que já não o fez) seu portfolio para TODAS as empresas esportivas do país (aquelas com sede aqui e as representações).Não demora e te chamam rapidinho.

    No que puder ajudar, o email é o mesmo: acdjr99@hotmail.com

    Abraços!

  3. 5 Alexandre Ferreira
    17 julho, 2009 às 1:23 pm

    PARABÉNS ANTÔNIO.

    Grande sacada esta marca e todo o conceito. Fico muito feliz por vc.

    Um abraço.

  4. 6 Nuno Leao
    17 julho, 2009 às 5:08 pm

    Gostei bastante. Já agora esse short nesse azul é o o short do meu imaginário da “canarinha”. Se calhar foi Espanha 82 e México 86 a mais. 😛

  5. 7 Sergio Travassos
    21 julho, 2009 às 7:23 pm

    cara, gostei muito do teu trabalho. se inspirou no Santinha???? eu quero a camisa conceito, ok???

    vou sugerir ao pessoal p comprar sua idéia. kkk

    abç

  6. 8 Dita
    12 agosto, 2009 às 11:11 pm

    Ouvi o Monacast, não resisti e vi o seu site. Parabéns pelo seu trabalho!! Boa sorte!!

  7. 26 junho, 2012 às 11:07 am

    parabens pelo seu trabalho, muito lindo!!! votos de muito sucesso!!!

  8. 10 Jorge Neto
    16 fevereiro, 2014 às 10:56 pm

    Artista! Parabéns, sucesso.

  9. 3 janeiro, 2020 às 1:54 am

    Undeniably believe that that you said. Your favorite justification seemed to be at the
    net the easiest thing to understand of. I say to you, I certainly get irked whilst
    folks consider worries that they plainly do not realize about.
    You controlled to hit the nail upon the top as smartly as outlined out the entire thing without
    having side effect , people can take a signal.

    Will likely be again to get more. Thank you


Deixe um comentário


Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
julho 2009
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 772.694 hits