09
dez
09

pra acabar a polêmica

Apesar das explicações, ainda muito se argumentou sobre a tal àguia da camisa do Internacional. Pra sanar toda e qualquer dúvida se aquela imagem tinha conotação nazista  ou não,  resolvi  fazer um simples teste cego.

Procurei uma  amiga alemã, mandei pra ela  a  tal imagem e perguntei qual era a primeira coisa que lhe vinha à mente ao ver  a estampa da imagem acima. A resposta foi curta de direta: NEONAZI PROPAGANDA.

Perguntei então porque pra ela, como alemã, lhe vinha a imagem de uma propaganda neonazista e não a imagem de um símbolo nacional.

Segundo ela, não é a  aguia (conhecida por eles como Bundesadler) que faz aquela imagem parecer nazista, mas a  águia, as cores, a tipografia…ou seja, o CONJUNTO! Todos esses elementos unidos são sim uma infeliz referência nazista. Mesmo que sem querer, como deve ter sido nessa camisa do Internacional…

Pra quem ainda não associou, confirmem com a imagem abaixo:

…e voltemos à nossa programação normal…

UPDATE: O nosso amigo Odil, leitor do blog e  historiador, meio que “matou a charada”. Abaixo a imagem do link que ele me mandou, pra que não haja mais dúvidas.

Agora fica inegável,infelizmente.Observem que até  o ano eles colocaram abaixo do texto, coincidentemente, só trocando o 3 pelo zero…

Só pra constar, vejam o rol de posters nazi em que essa imagem foi encontrada:

http://www.calvin.edu/academic/cas/gpa/posters2.htm

Sinistro,hein??

Anúncios

40 Responses to “pra acabar a polêmica”


  1. 1 Evangelho
    9 dezembro, 2009 às 10:08 pm

    Hehe … Mas olha pra quem você foi perguntar também! É igual mostrar uma foto de um 14-bis pra um americano e ele vai dizer: “Irmãos Wright”. Mas ok, voce venceu, batatas fritas! Realmente se parece… Mesmo assim, se não foi intencional não é uma referência e sim um erro de leitura. Afinal, não dá pra ficar achando que todo sigma faz parte de um complô integralista.

    abraço

  2. 3 Paulojs
    10 dezembro, 2009 às 9:12 am

    Mas o inter é meio nazi mesmo…..

  3. 4 bender
    10 dezembro, 2009 às 12:18 pm

    só uma coisa… o inter não tem origens alemãs, o grêmio sim

    • 5 Giovani
      17 maio, 2011 às 9:30 pm

      Assim como na Província de São Pedro haviam Gaúchos Farrapos e Gaúchos Imperiais. Na Alemanha do século passado não era diferente. Haviam bons alemães e maus alemães. Os Alemães que formaram o Grêmio, eram bons Alemães. Disto tenho certeza, pois nunca vi sentimento nazista nem racista no GPA, até porque, inclusive, existem Judeus e Negros importantes na história e na atualidade desta magnífica agremiação.

  4. 7 Paulojs
    10 dezembro, 2009 às 10:15 pm

    Não precisa ter origens alemãs para ser nazi….

  5. 8 Flávio
    31 dezembro, 2009 às 9:55 am

    Põe no DVD!!!

  6. 9 ITALIANO
    31 dezembro, 2009 às 7:00 pm

    Eles não querem separação do Brasil??? Então vá , não farão nenhuma falta , estadinho provinciano e atrasado….

    • 10 leon
      17 maio, 2011 às 9:23 pm

      Já ouviu falar em photoshop ???? imbecil recalcado, qualquer merda que vê na net serve para otários como esse justificarem seus preconceitos, gosto sim do Brasil e temos muitas qualidades, mas infelizmente ainda tem muito idiota alienado como você que faz com que se sinta vergonha de ser brasileiro quando se está no exterior….

      Isso foi uma criação bem tosca de algum gremista otário, que sim tem base e até mesmo uma parte da sua torcida ligada a movimentos de extrema-direita, uma rápida pesquisa na net já servia para informar-se sobre isso, mas claro, aí já é pedir demais de idiotas.

  7. 11 Higor Oliveira
    1 janeiro, 2010 às 2:00 am

    Mesmo que sem querer, da uma referencia ao NAZI. Quando se faz uma coisa para comercializa-la, tem que se pensar em TODOS os modos de visão, o bom e o ruim.. alias antes de td isso, fazer uma bela pesquisa.. isso é em qualquer lugar e com qualquer coisa.

    • 12 Guilherme
      5 janeiro, 2010 às 12:16 am

      essa camiseta não é oficial, muito menos comercializada. nunca tinha sido vista uma assim até então. não podem culpar o clube por uma camiseta que pode ter sido feita até mesmo com um corintiano favelado.

      • 13 Punk
        5 janeiro, 2010 às 8:41 am

        Favelado igual ao teu pai né viadin???Inter ou Gremio, tudo a mesma merda! Duas torcidas racistas que se acham!Isso ae gauchada, trabalhem bastante, paguem bastante impostos para o resto do Brasil coçar o saco a custa de vcs , racistas fdp!!kkkkMorte ao fascismo-nazismo e a todos os seus seguidores idiotas!!!!

  8. 14 Curintia
    4 janeiro, 2010 às 5:59 pm

    Já sabíamos: TODO COLORADO É SAFADO
    sabemos agora: TODO COLORADO É SAFADO E IGNORANTE.

    • 15 vini SCI
      22 fevereiro, 2012 às 8:35 pm

      Ignorante é um cara como você,sem cultura povo sem história
      sem passado que se entrega ao primeiro que se impõe.Não luta
      nem vence ,vive por viver,sem honra.Nós somos gauchos peleadores
      nos orgulhamos de nosso passado de nossos descendentes não somos
      como vc, q aposto nem conhece teu pai.
      Quero que saiba que os alemães usavam essa águia muito antes de Hitler e
      do nazismo,é um simbolo de força, soberania e inteligência de suas forças armadas.
      Então estuda se informa tenta achar teu pai e dpois vem posta asneira aqui.

  9. 16 josé
    4 janeiro, 2010 às 11:33 pm

    magina que é montagem né…

    • 17 não ao racismo
      17 maio, 2011 às 9:07 pm

      eu não vi o símbolo do nazismo, só o do inter.
      então quer dizer q os torcedores q fazem chacota com o simbolo do time dos outros torce pra esse time? não!
      Se ele fosse nazista não ia cobrir o simbolo do nazismo e botar o do inter, iria colocar os dois! Esperto

  10. 18 leonardo
    4 janeiro, 2010 às 11:37 pm

    Me parece uma montagem e bem grosseira, da pra ver até os pixels falahados em torno do desenho! E irresponsabilidade é fazer esse artigo sem antes consultar se a camisa é oficial ou não! Se não é oficial o clube não tem controle, não adianta. Artigo infeliz e irresponsavel em fazer as comparações!

  11. 19 Gilmour
    4 janeiro, 2010 às 11:45 pm

    Primeiro lugar:
    * não há nenhuma referência de onde foi feita a foto, se o sujeito que vestia a camiseta era realmente colorado. Parece muito mais uma camiseta feita especialmente para atacar o Internacional, do que uma camiseta feita por um colorado.
    Segundo lugar:
    * a águia é um símbolo alemão desde a época do império (II Reich). Os nazistas apenas acrescentaram a suástica, que não aparece na camiseta com o escudo colorado. Embora eu acharia muito estranho um colorado fazer uma camiseta destas.

    (trecho esclarecedor escrito por um membro da Comunidade do Internacional no orkut.)

  12. 20 Colorado
    5 janeiro, 2010 às 12:01 am

    montagem fraka pkas essa ai

  13. 21 Júlio
    5 janeiro, 2010 às 12:01 am

    é muita estupidez associar a águia negra alemã, adotada por volta de 1400 e poucos, com o nazismo…pqp….o símbolo nazista era, exclusivamente, a suástica que foi adicionada em vários ícones alemães nacionais (como é o caso da águia negra)…a seleção alemã usa a águia negra até hj no seu uniforme…Ademais, NUNCA vi esta camiseta a venda na loja do Inter e tão pouco vi alguém usando….e ainda, que colorado usaria o símbolo do Inter numa camiseta AZUL???? Pura montagem

  14. 22 Fabio
    5 janeiro, 2010 às 12:02 am

    Cara, é a mesma coisa de tu mostrar a suástica. Ela foi um símbolo utilizado pelos Nazistas, mas ela existe a muito mais tempo, e era utilizada pelos Budistas. Vão estudar história ao invés de ficar procurando pêlo em ovo, o INTER sempre foi o clube do povo e isso não vai mudar por causa dessa imagem, nazismo e preconceito é pros lados da Azenha.

  15. 23 Dirceu
    5 janeiro, 2010 às 12:43 am

    DEPOIS AINDA FALAM QUE OS GREMISTAS QUE SÃO RACISTAS… ESSES DOIS TIMES SÃO UM BANDO DE RACISTAS QUE QUEREM SER SEPARATISTAS

  16. 24 Paulo
    5 janeiro, 2010 às 1:02 am

    Haja generalização burra nesse tópico, os caras dizendo que colorado é tudo safado, racista, separatista e blablabla sem saber de nada.

    1- Essa camisa NÃO É PRODUTO OFICIAL DO INTER!!! Ainda mais sendo azul-marinho, ninguém que trabalha desenvolvendo produtos oficiais do Inter usaria essa cor.

    2- Essa camisa ou é artesanal ou a foto é uma montagem.

    3- O Inter é conhecido como Clube do Povo no Rio Grande do Sul devido as suas origens enquanto o Grêmio sim tem origens elitistas de imigrantes e descendentes germânicos, combinaria mais com eles uma camisa dessa mas não há produto oficial do Grêmio parecido também.

    Conclusão: Pesquisem antes de postarem esse rio de asneiras aqui.

  17. 5 janeiro, 2010 às 1:39 am

    a minha opinião é a seguinte, poee no dvd!

  18. 26 Rodrigo Henritzi Raz
    5 janeiro, 2010 às 1:42 am

    Guilherme – antes Corinthiano Favelado q Gaucho sendo o Décimo Quarto PIB do BRASIL ou ateh GAY Ridiculo torcedor do SPFW !!!

    INTER FREGUES SEMPRE e foda-se o RS !!!!!!!!!!!!!

  19. 27 guilherme
    5 janeiro, 2010 às 2:32 am

    o inter foi chamado de clube dos negrinhos por meio século. tanto que seu primeiro mascote foi um garoto negro que depois virou saci. os gremistas chamavam os colorados de negritos nos primeiros anos, de crioulos nas decadas de 60, 40,50 e 60 e macacos posteriormente.
    o arqui rival colorado tem estreitas ligações com a alemanha, tanto que o inter foi fundado pq seus fundadores foram barrados no gremio justamente por nao ter ascendencia alemã (nem morar em POA tempo suficiente e nao serem suficientemente ricos). qualquer associaçao nazi com o internacional (alias, nome dado justamente por ser o primeiro time de POA que aceitava todas as etnias) chega a ser patetica

  20. 28 Inter
    5 janeiro, 2010 às 2:33 am

    É o inter!
    A torcida mais popular.
    De todas camadas e todos os credos. Judeus e palestinos. Do nazi ao comuna barbudo! Do morto de fome ao milionário!
    Assim é a nação colorada e é assim que nos diferenciamos dos mediocres de Gremio.

    Leiam um pouco mais sobre os torcedores da Roma. São muito parecidos!

  21. 29 iRINEU
    5 janeiro, 2010 às 2:36 am

    piada NA COMUNIDADE DO INTER: EU NÃO SOU RACISTA !!! SÓ ODEIO AQUELES VIADOS DAQUELES NAZISTAS Q FIZERAM UM SERVIÇO DE PRETO AO TENTAR EXTERMINAR OS LAZARENTOS DOS JUDEUS !

  22. 30 João
    5 janeiro, 2010 às 3:04 am

    Se o RS se separar do Brasil como é que eles vão se manter sem o dinheiro de SP?

  23. 32 Fernando
    5 janeiro, 2010 às 4:07 pm

    Poe no DVD!!!!!

  24. 33 Flávio
    21 janeiro, 2010 às 9:14 pm

    GAÚCHO: PÕE NO DVD!!!!!!!!!!!!!!!11

  25. 34 Fernanda
    17 maio, 2011 às 8:29 pm

    Me parece uma montagem mal feita, mas, de qualquer forma, sugiro que antes de se fazer um associação desse tipo, o pessoal procure se informar um pouco quanto à história do Sport Club Internacional.
    No Rio Grande do Sul, enquanto o colorado é conhecido por ser o “clube do povo”, a torcida tricolor é famosa (e se orgulha!) dos cantos com forte conotação racista!
    Como alguém lembrou, o Inter foi chamado de clube dos negrinhos por muito tempo e tem como macote justamente o saci, um garoto negro… Ainda, acredito que seja mais provável que o ano na imagem se refira à data de fundação do clube (4 de abril de 1909) e não uma referência Neonazista. 😉

  26. 35 miguel sessin
    17 maio, 2011 às 8:47 pm

    bender tu é um burro desinformado!
    Os irmãos Poppe eram de que origem seu anta?

    • 36 Giovani
      17 maio, 2011 às 9:32 pm

      Bender não tem a 4ªsérie sequer: Assim como na Província de São Pedro haviam Gaúchos Farrapos e Gaúchos Imperiais. Na Alemanha do século passado não era diferente. Haviam bons alemães e maus alemães. Os Alemães que formaram o Grêmio, eram bons Alemães. Disto tenho certeza, pois nunca vi sentimento nazista nem racista no GPA, até porque, inclusive, existem Judeus e Negros importantes na história e na atualidade desta magnífica agremiação.

  27. 10 março, 2014 às 5:15 pm

    ESSE PUNK ALI DE CIMA NÃO NASCEU FOI GUSPIDO, POIS TODO PUNK VIVE NO LIXO DA RUA

  28. 10 março, 2014 às 5:21 pm

    QUANTA IGNORÂNCIA SOU GREMISTA E GAÚCHO COM MUITO ORGULHO NÃO SOU DO MAL POR QUE GRAÇAS A DEUS TIVE UMA BOA EDUCAÇÃO, AGORA O QUE NÃO DA PRA AGUENTAR É CONVIVER COM GENTE RUIM, GENTE COM ESPÍRITO DO MAL QUE ESTA AQUI SÓ PRA FAZER O MAL NÃO ACRESCENTA NADA DE ÚTIL PARA O PAÍS, SE CADA UM CUIDA-SE DA SUA VIDA VIVERÍAMOS NO PARAÍSO MAS TEMOS QUE SER FORTE E LUTAR CONTRA ESSA RAÇA RUIM E NÃO SE ENTREGAR NUNCA, O MUNDO JÁ ESTA UMA PORCARIA SE DEIXA ESSES LIXOS DO MAU TOMAREM CONTA NÃO VAI SOBRAR NADA.

  29. 10 março, 2014 às 5:26 pm

    FERNANDA NÃO COLOCA TODO MUNDO NO MESMO SACO, O INTERNACIONAL FOI RACISTA SIM E TU SABES DA HISTORIA, NÃO ME VENHA COM HIPOCRISIA, SE O MASCOTE DO INTER É O SACI POR QUE USAM UM MASCOTE DE MACACO, POR USAM MASCARA DE MACACO, POR QUE USAM FAIXAS COM OS DIZERES MACACO TENHA PACIÊNCIA NÉ.

  30. 40 Fabricio
    11 março, 2014 às 12:07 am

    Pra acabar com a polemica: http://www.blogdodemian.com.br/2014/03/origens.html O resto é balela. Clube do povo pura balela.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Esse blog é dedicado à todo tipo de roupa que tenha algo relacionado à esporte, do Cricket ao Futebol Gaélico. Esporadicamente postarei algo de StreetWear quando interessante.
Carioca, 28 anos, colecionador de sportwear há pelo menos 13 anos e cursando o 2o. ano de Moda da Universidade Cândido Mendes(RJ). Não me limito à colecionar peças de futebol apenas. Já que meu foco é antes de tudo a estética da roupa e a "wearability" (além da história e preço da peça), me intesso por uniformes de Rugby, Polo Eqüestre, Basquete, Volleyball, Hockey, Cricket, Futebol Australiano ,Futebol Gaélico e qualquer outro esporte que inventarem e tiver um uniforme bonito pra se usar por aí...
dezembro 2009
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Minha Coleção + peças à venda

Blog Stats

  • 707,512 hits

%d blogueiros gostam disto: